- Escala maior
- Escala menor
- Escala pentatónica
- Escala cromática
Nas escalas, encontramos um sempre um conjunto de notas com características específicas destas escalas. As notas naturais são sete (7): Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
Vejamos os tipos de escalas e o que elas realmente significam e são, na música:
Escala maior – uma escala maior deve respeitar as regras de formação baseada nas distâncias entre as notas de acordo com esta fórmula: Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom. Portanto se pegar em qualquer nota e formar sua escala seguindo esta fórmula encontramos a sua escala maior.
Veja o exemplo utilizando a nota Dó:
Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom
C – D – E – F – G – A – B
Veja outro exemplo utilizando a nota lá:
Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom
A – B – C# – D – E – F# – G#
Nota: Isto significa que quando o espaço é: tom (temos duas semitons) e quando o espaço é: semitom (temos um semitom).
Pode-se ler desta maneira:
- De Dó para Ré há um tom ou dois meios-tons = Dó a Dó# e Dó# a Ré
- De Ré para Mi há um tom ou dois meios-tons = Ré a Ré# e Ré# a Mi
- De Mi para Fá há um meio-tom = Mi a Fá
- De Fá para Sol há um tom ou dois meios-tons = Fá a Fá# e Fá# a Sol
- De Sol para Lá há um tom ou dois meios-tons = Sol a Sol# e Sol# a Lá
- De Lá para Si há um tom ou dois meios-tons = Lá a Lá# e Lá# a Si
- De Si para Dó há um meio-tom = Si a Dó
Confira o quadro de todas as notas maiores (naturais, substenidas e bemóis)
Nota: confira que as notas: Dó e Fá não possuem bemol; Mi e Si não possuem substenido, pois o intervalo entre estas notas é de meio-tom. Para ter substenido ou bemol é necessário um intervalo de tom.
Nota: confira que as notas: Dó e Fá não possuem bemol; Mi e Si não possuem substenido, pois o intervalo entre estas notas é de meio-tom. Para ter substenido ou bemol é necessário um intervalo de tom.
Escala menor – uma escala menor deve respeitar as regras de formação baseada nas distâncias entre as notas de acordo com esta fórmula: Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom. Portanto se pegar em qualquer nota e formar sua escala seguindo esta fórmula encontramos a sua escala maior.
Veja o exemplo utilizando a nota Dó:
Tom – semitom – tom – tom – semitom – tom – tom
Dó – Ré – Mib – Fá – Sol – Láb – Sib
Veja outro exemplo utilizando a nota lá:
Tom – semitom – tom – tom – semitom – tom – tom
Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol
Nota: Isto significa que quando o espaço é: tom (temos duas semitons) e quando o espaço é: semitom (temos um semitom).
Confira o quadro de todas as notas menores (naturais, substenidas e bemóis)
Escala pentatónica – que significa cinco tónicas na mesma escala. Porque inicialmente as escalas tinham apenas cinco notas e elas eram todas tónicas. Esta escala originou-se a partir da escala maior, ficando das setes notas apenas cinco, ou seja, retira-se o quarto (4º) e o sétimo (7º) graus quando a escala é maior e quando ela for menor, retira-se o segundo (2º) e o sexto (6º) graus.
Exemplos:
- Na escala maior de Dó temos: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e na escala pentatónica de Dó fica: Dó, Ré, Mi, Sol, Lá, sem o quarto e o sétimo graus.
- Na escala menor de Dó temos: Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Sib e na escala pentatónica de Dó fica: Dó, Mib, Fá, Sol, Sib, sem o quarto e o sétimo graus.
Escala cromática – é aquela que possui as doze notas, sendo as sete naturais e os cinco acidentadas, ou seja começa e vai subindo, contando os substenidos ou vai descendo contando os bemóis: Dó, Dó #, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si ou Si, Lá, Láb, Sol, Solb, Fá, Mi, Mib, Ré, Réb, Dó, Dób.
Tire o bom proveito, lendo e relendo para que percebas. Estas escalas fazem depender de si toda a música.