A extensão da minha voz - MUSIC MAESTRY
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terça-feira, 12 de maio de 2020

A extensão da minha voz

Este assunto é muito procurado pelos artistas e pelos cantores ou mesmo aqueles que gostam de música, muitas vezes precisam saber a altura da sua voz e ver as possibilidades vocacionais de ir para uma ou outra voz, no cântico. Para isto, você precisa entender que a árdua tarefa de treinar a voz não é comparada ao simples exercício de identificação da sua voz. Por ser um exercício simples, você precisa mesmo assim de seguir algumas orientações que muito lhe ajudarão a conhecer mais a sua voz. 

Agora perceba isto: 
  • A nossa voz não tem tom, como se diz por ai “o tom da minha voz”, porque tom é a distância que existe entre uma nota e outra que é igual a dois meios-tons, e meio-tom é a distância mínima que existe entre as notas. Você acha que a sua voz consegue partir de uma nota e ir apenas dois meios-tons acima ou abaixo? Com certeza não! Por isso, o que a nossa voz tem é a Tessitura que é um conjunto de sons que melhor convém a sua voz (tessitura grave ou tessitura aguda), é uma espécie de média do registro em que a sua voz consegue partir de uma nota mais grave e chegar a uma nota mais aguda ou vice-versa. 
  • Quando se fala tessitura se fala da extensão da sua voz, porém a tessitura sendo do espaço agradável mais grave ao mais agudo, está dentro da extensão da sua voz. A extensão abrange mais do que apenas a sua capacidade de atingir a um som agradável. Muitos atingem sons mais graves ou mais agudos, mas de uma forma esforçada e por isso, não agradável. 
  • A capacidade de você atingir qualquer altura de som é conseguida através da técnica vocal. A técnica vocal, é na verdade uma prática em que qualquer pessoa pode fazer. Por exemplo, se você apanha um teclado, pode bater numa tecla e comparar com a sua voz imitando esta altura e vai batendo nas teclas a seguir subindo ou descendo, e desta maneira você pode, provavelmente delimitar um espaço agradável de voz sem muito esforço ou prática. 
  • Durante esta explicação vou utilizar as notas na notação anglo-saxónica ou Cifras (Dó=C; Ré=D; Mi=E; Fá=F; Sol=G; Lá=A; Si=B) e também vou utilizar o número ao pé das letras (C2), isto significa, utilizando o teclado como exemplo, você sabe que no teclado existem várias notas Dó (C), então começando do lado esquerdo do instrumento começamos a contar as teclas, quando encontrar o primeiro Dó vai ser C1, continua contando e quando encontrar o segundo vai ser C2, e assim por diante também aplicada as outras notas. 
  • Você pode começar a fazer o teste no teclado começando pelo DÓ CENTRAL (C3) ou em qualquer outro instrumento. 
Vou particularmente, dividir as vozes em: 
  • Voz Masculina 
  • Voz Feminina 
Há muita diferença entre as vozes masculinas e as femininas, bem como em fases da vida (criança, adolescente, jovem adulto, …), por isso, importa, por ora diferenciar a masculina da feminina. No geral, reconhece-se seis tipos de vozes nos quais, três são masculinas e três são femininas. 

Começando pela Voz Feminina, temos: 
  • Soprano – é a voz mais aguda e vai do Dó3 até ao Fá5 (Soprano coloratura; Soubrette, Soprano lírico, Soprano spinto, Soprano dramático), garante a sustentação de notas agudas e períodos longos. 
  • Mezzo-Soprano – é a voz intermediária entre o soprano e o contralto, tem características que variam entre a altura aguda a semi-grave, abrangendo o Lá2 ao Si4 (Mezzo-soprano coloratura; Mezzo-soprano lírico, Mezzo-soprano dramático), com muitas possibilidades de variações. 
  • Contralto – é a voz mais grave, das três, e se encontra entre as alturas de Mi2 a Lá4 (contralto coloratura; contralto lírico, contralto dramático), muito utilizado na ópera. 
Igualmente, na Voz Masculina, temos: 
  • Tenor – que significa sustentar, é a voz mais aguda ou clara e vai do Dó2 até ao Ré4. (Tenor haute-contre, Tenor leggero, Tenor lírico-ligeiro, Tenor lírico, Tenor spinto, Tenor dramático, Heldentenor, Tenor mozartiano), garante a sustentação de notas agudas e períodos longos. 
  • Barítono – é a voz intermediária que ressoa entre o Tenor e o Baixo, abrange do Sol1 ao Lá3. (Barítono dramático, Barítono Martin, Barítono Verdi, Barítono lírico, Barítono kavalier, Barítono leggero, Barítenor, Barítono-barítono). 
  • Baixo – é a voz mais grave, grossa ou escura, das três, e se encontra entre as alturas de Dó1 a Fá3. (Baixo cantante lírico, Baixo hoher, Baixo buffo, Baixo profundo, Baixo super-profundo). 
Notas: 
  1. O Dó central na notação Americana é o C4, por isso lembre-se que a posição pode variar de país para país. 
  2. Dado que a voz humana tem uma frequência de 50Hz a 3400Hz, podemos definir a sua extensão vocal como a distância entre a nota mais grave e mais aguda que a sua voz alcança. 
  3. Ao fazer o teste mantenha uma boa postura para que consiga respirar melhor e permitir a entrada e saída do ar dos pulmões sem qualquer obstrução. 
  4. Evite exercícios vocais que envolvem esforços extremos e gritos que racham a sua voz e faça apenas os que fortaleçam-na. 
  5. Para melhorar a sua voz use apenas líquidos lubrificantes com exceção de bebidas alcoólicas e bebidas que criam muco na sua garganta. 
  6. Nunca esforce a sua garganta porque alcançar certa altura de som pode ser devido as extensões da sua cavidade responsável pela produção de som, pois se você tem uma garganta diminuída não há como aumentá-la. 
  7. Evite o fumo em qualquer das suas formas, durma bem e coma alimentos vegetais e vez de industrializados. 
  8. Procure um(a) professor(a) de canto e nunca faca exercícios se não sabe quais os malefícios.

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