Acordes e notas Antirrelativas - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Acordes e notas Antirrelativas

Como o artigo, que estudamos aqui no blog, sobre os acordes e suas notas relativas, hoje vamos falar um pouquinho sobre aquilo que se chama, Antirrelativas. 

Portanto, um acorde antirrelativo está direcionada à Escala Relativa. Estes acordes apresentam uma grande relação com os acordes principais. 

Concordamos que é uma: 
  1. Relativa é menor, sempre que o sexto (6º) grau de uma escala maior e fica a menos de um tom e meio (três meios-tons abaixo) da nota principal. 
  2. Relativa é maior, sempre que o terceiro (3º) grau numa escala menor e fica a um tom e meio (três meios-tons acima) a mais da nota principal. 
Neste caso particular, significa que há uma relação muito próxima entre as três notas que formam um acorde, e estão na mesma armadura de clave, na música. Por exemplo: 
  • Tomando a formação do acorde de Dó maior (C) temos – C-E-G; 
  • Agora repare na formação do acorde de Lá menor (A) – A-C-E. 
  • Agora também repare na formação do acorde de Mi menor – E-G-B 
Você vê ali claramente que as duas notas possuem na sua formação, duas outras notas do acorde de Dó maior. Isto quer dizer que todas elas estão relacionadas e por isso são designadas de relativas, conquanto que esclareçamos: 
  • O sexto (6º) grau do acorde de Dó (C) maior é a nota Lá menor (Am), e por isso chama-se Relativa. 
  • O terceiro (3º) grau do acorde de Dó (C) maior é a nota Mi menor (Em), por isso chama-se Antirrelativa. 
Você deve estar, perguntando o que é grau, ou como vou saber do sexto grau, portanto, confira que um campo harmónico maior, contém as notas que formam os acordes maiores: 
  • Um acorde maior é formado a partir do seu campo harmónico seguindo a regra básica de formação: primeiro (1º) grau – terceiro (3º) grau – quinto (5º) grau. 
Vejamos aqui as notas maiores, seus campos harmónicos: 
  • – C – Dm – Em – F – G – Am – B° 
  • Dó substenido/Ré bemol – C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – C° 
  • – D – Em – F#m – G – A – Bm – C#° 
  • Ré substenido/Mi bemol – D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – D° 
  • Mi – E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#° 
  • – F – Gm – Am – Bb – C – Dm – E° 
  • Fá substenido/Sol bemol – F# – G#m – A#m – C – C# – D#m – F° 
  • Sol – G – Am – Bm – C# – D – Em – F#° 
  • Sol substenido/Lá bemol – G# – A#m – Cm – D – D# – Fm – G° 
  • – A – Bm – C#m – D# – E – F#m – G#° 
  • Lá substenido/Si bemol – A# – Cm – Dm – E – F – Gm – A° 
  • Si – B – C#m – D#m – F – F# – G#m – A#° 
Consequentemente, os seus graus, destacando o sexto (6º) grau que são as suas relativas e o terceiro (3º) grau que são as suas Antirrelativas: 
  • relativa é Lá menor (Am) e Antirrelativa é Mi menor (Em). 
  • Dó substenido/Ré bemol relativa é Lá substenido menor (A#m) e Antirrelativa é Fá menor (Fm). 
  • relativa é Si menor (Bm) e Antirrelativa é Fá substenido menor (F#m). 
  • Ré substenido/Mi bemolrelativa é Dó menor (Cm) e Antirrelativa é Sol menor (Gm). 
  • Mi relativa é Dó Substenido menor (C#m) e Antirrelativa é Sol substenido menor (G#m). 
  • relativa é Ré menor (Dm) e Antirrelativa é Lá menor (Am). 
  • Fá substenido/Sol bemolrelativa é Ré substenido menor (D#m) e Antirrelativa é Lá substenido menor (A#m). 
  • Sol relativa é Mi menor (Em) e Antirrelativa é Si menor (Bm). 
  • Sol substenido/Lá bemol – relativa Fá menor (Fm) e Antirrelativa é Dó menor (Cm). 
  • relativa é Fá substenido menor (F#m) e Antirrelativa é Dó substenido menor (C#m). 
  • Lá substenido/Si bemolrelativa é Sol menor (Gm) e Antirrelativa é Ré menor (Dm). 
  • Si relativa é Sol substenido menor (G#m) e Antirrelativa é Ré substenido menor (D#m). 
Caso você prefira uma forma mais simples sem explicação veja o quadro abaixo: 
Concluímos então, que uma: 
  1. Relativa menor, é sempre o sexto (6º) grau de uma escala maior e fica a menos de um tom e meio (três meios-tons abaixo) da nota principal. 
  2. Antirrelativa, é sempre o terceiro (3º) grau de uma escala maior e fica a dois tons (quatro meios-tons acima) da nota principal. 
  3. Relativa maior, é sempre o terceiro (3º) grau numa escala menor e fica a um tom e meio (três meios-tons acima) a mais da nota principal.

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK