Como o artigo, que estudamos aqui no blog, sobre os acordes e suas notas relativas, hoje vamos falar um pouquinho sobre aquilo que se chama, Antirrelativas.
Portanto, um acorde antirrelativo está direcionada à Escala Relativa. Estes acordes apresentam uma grande relação com os acordes principais.
Concordamos que é uma:
- Relativa é menor, sempre que o sexto (6º) grau de uma escala maior e fica a menos de um tom e meio (três meios-tons abaixo) da nota principal.
- Relativa é maior, sempre que o terceiro (3º) grau numa escala menor e fica a um tom e meio (três meios-tons acima) a mais da nota principal.
Neste caso particular, significa que há uma relação muito próxima entre as três notas que formam um acorde, e estão na mesma armadura de clave, na música. Por exemplo:
- Tomando a formação do acorde de Dó maior (C) temos – C-E-G;
- Agora repare na formação do acorde de Lá menor (A) – A-C-E.
- Agora também repare na formação do acorde de Mi menor – E-G-B
Você vê ali claramente que as duas notas possuem na sua formação, duas outras notas do acorde de Dó maior. Isto quer dizer que todas elas estão relacionadas e por isso são designadas de relativas, conquanto que esclareçamos:
- O sexto (6º) grau do acorde de Dó (C) maior é a nota Lá menor (Am), e por isso chama-se Relativa.
- O terceiro (3º) grau do acorde de Dó (C) maior é a nota Mi menor (Em), por isso chama-se Antirrelativa.
Você deve estar, perguntando o que é grau, ou como vou saber do sexto grau, portanto, confira que um campo harmónico maior, contém as notas que formam os acordes maiores:
- Um acorde maior é formado a partir do seu campo harmónico seguindo a regra básica de formação: primeiro (1º) grau – terceiro (3º) grau – quinto (5º) grau.
Vejamos aqui as notas maiores, seus campos harmónicos:
- Dó – C – Dm – Em – F – G – Am – B°
- Dó substenido/Ré bemol – C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – C°
- Ré – D – Em – F#m – G – A – Bm – C#°
- Ré substenido/Mi bemol – D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – D°
- Mi – E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#°
- Fá – F – Gm – Am – Bb – C – Dm – E°
- Fá substenido/Sol bemol – F# – G#m – A#m – C – C# – D#m – F°
- Sol – G – Am – Bm – C# – D – Em – F#°
- Sol substenido/Lá bemol – G# – A#m – Cm – D – D# – Fm – G°
- Lá – A – Bm – C#m – D# – E – F#m – G#°
- Lá substenido/Si bemol – A# – Cm – Dm – E – F – Gm – A°
- Si – B – C#m – D#m – F – F# – G#m – A#°
Consequentemente, os seus graus, destacando o sexto (6º) grau que são as suas relativas e o terceiro (3º) grau que são as suas Antirrelativas:
- Dó – relativa é Lá menor (Am) e Antirrelativa é Mi menor (Em).
- Dó substenido/Ré bemol – relativa é Lá substenido menor (A#m) e Antirrelativa é Fá menor (Fm).
- Ré – relativa é Si menor (Bm) e Antirrelativa é Fá substenido menor (F#m).
- Ré substenido/Mi bemol – relativa é Dó menor (Cm) e Antirrelativa é Sol menor (Gm).
- Mi – relativa é Dó Substenido menor (C#m) e Antirrelativa é Sol substenido menor (G#m).
- Fá – relativa é Ré menor (Dm) e Antirrelativa é Lá menor (Am).
- Fá substenido/Sol bemol – relativa é Ré substenido menor (D#m) e Antirrelativa é Lá substenido menor (A#m).
- Sol – relativa é Mi menor (Em) e Antirrelativa é Si menor (Bm).
- Sol substenido/Lá bemol – relativa Fá menor (Fm) e Antirrelativa é Dó menor (Cm).
- Lá – relativa é Fá substenido menor (F#m) e Antirrelativa é Dó substenido menor (C#m).
- Lá substenido/Si bemol – relativa é Sol menor (Gm) e Antirrelativa é Ré menor (Dm).
- Si – relativa é Sol substenido menor (G#m) e Antirrelativa é Ré substenido menor (D#m).
Caso você prefira uma forma mais simples sem explicação veja o quadro abaixo:
Concluímos então, que uma:
- Relativa menor, é sempre o sexto (6º) grau de uma escala maior e fica a menos de um tom e meio (três meios-tons abaixo) da nota principal.
- Antirrelativa, é sempre o terceiro (3º) grau de uma escala maior e fica a dois tons (quatro meios-tons acima) da nota principal.
- Relativa maior, é sempre o terceiro (3º) grau numa escala menor e fica a um tom e meio (três meios-tons acima) a mais da nota principal.