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quarta-feira, 6 de maio de 2020

Acordes e notas Relativas

Relativo, significa aquilo que se relaciona a algo, então um acorde ou uma nota relativa, seria um acorde ou uma nota que relaciona a outra, consequentemente. Não se trata de substituição mas de relação entre uma nota e um acorde, devido a mesma armadura de clave, na música. 

Vejamos algumas dicas importantes: 
  • Se trata de um acorde maior e outro menor. 
  • Se trata do sexto (6º) grau do campo harmónico maior daquela nota principal., por exemplo, acorde de Dó (C) o seu sexto (6º) grau é o acorde de Lá menor (Am) e o acorde de Ré (D) o seu sexto (6º) grau é o acorde de Si menor (Bm). 
  • Se trata de formações de acordes quase iguais (maioria das notas iguais) mas que se diferenciam nas tónicas e nem todas as notas são iguais, por exemplo o acorde de Dó maior (C) é formado por – C-E-G e o acorde de Lá menor (Am) é formado por – A-C-E. 
Nisto, passamos a saber que quando um acorde possui notas iguais são chamados de relativos, sempre considerando que a primeira nota da formação básica do acorde não mude, esta nota é a dá o nome ao acorde e é a Tónica, a nota fundamental. 

Podemos encontrar a relativa de uma nota de duas maneiras simples: 
  1. Fazendo um cálculo muito simples de meios-tons, subtraindo um tom e meio (três meios-tons) na nota principal e encontramos o seu relativo. Por exemplo, em Dó se retirarmos um tom e meio chegamos ao relativo que é Lá (Dó a Si = meio tom; Si a Si bemol ou Lá substenido = meio tom; Si bemol ou Lá substenido a Lá = meio tom = três meios-tons = um tom e meio). 
  2. Podemos contar a partir da nota principal e chegamos ao sexto grau. Por exemplo, em Dó se contamos seis notas acima chegamos ao relativo que é La (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá seis notas e a nota Lá é a última). 
Portanto, continuemos. Deste modo, um campo harmónico maior, contém as notas que formam os acordes maiores: 
  • Um acorde maior é formado a partir do seu campo harmónico seguindo a regra básica de formação: primeiro (1º) grau – terceiro (3º) grau – quinto (5º) grau. 
Vejamos aqui as notas maiores, seus campos harmónicos: 
  • – C – D – E – F – G – A – B 
  • Dó substenido/Ré bemol – C# – D# – F – F# – G# – A# – C 
  • – D – Em – F# – G – A – B – C#° 
  • Ré substenido/Mi bemol – D# – F – G – G# – A# – C – D 
  • Mi – E – F# – G# – A – B – C# – D# 
  • – F – G – A – Bb – C – D – E 
  • Fá substenido/Sol bemol – F# – G# – A# – C – C# – D# – F 
  • Sol – G – A – B – C# – D – E – F# 
  • Sol substenido/Lá bemol – G# – A# – C – D – D# – F – G 
  • – A – B – C# – D# – E – F# – G# 
  • Lá substenido/Si bemol – A# – C – D – E – F – G – A 
  • Si – B – C# – D# – F – F# – G# – A# 
Consequentemente, os seus graus, destacando o sexto (6º) grau que são as suas relativas:
  • – o seu sexto grau e relativa é a nota Lá (A). 
  • Dó substenido/Ré bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Lá substenido (A#). 
  • – o seu sexto grau e relativa é a nota Si (B). 
  • Ré substenido/Mi bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Dó (C). 
  • Mi – o seu sexto grau e relativa é a nota Dó Substenido (C#) 
  • – o seu sexto grau e relativa é a nota Ré (D) 
  • Fá substenido/Sol bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Ré substenido (D#). 
  • Sol – o seu sexto grau e relativa é a nota Mi (E) 
  • Sol substenido/Lá bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Fá (F). 
  • – o seu sexto grau e relativa é a nota Fá substenido (F#) 
  • Lá substenido/Si bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Sol (G). 
  • Si – o seu sexto grau e relativa é a nota Sol substenido (G#) 
Sigamos para a escala de relativa menor. 

Portanto, deste modo, um campo harmónico maior, contém as notas que formam os acordes maiores: 
  • Um acorde menor é formado a partir do seu campo harmónico seguindo a regra básica de formação: primeiro (1º) grau – terceiro (3º) grau menor – quinto (5º) grau. 
Isto quer dizer que existe um padrão de maior, menor, diminuto e meio diminuto na formação dos campos harmónicos maiores e menores. Quando for menor, temos que discriminá-las. 

Vejamos aqui as notas maiores e seus campos harmónicos. Entretanto, aviso que a disposição se encontra ordenada pelos graus, (1º grau, 2º grau, 3º grau, 4º grau, 5º grau, 6º grau, 7º grau), relativamente: 
  • Dó – C – Dm – Em – F – G – Am – B° 
  • Dó substenido/Ré bemol – C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – C° 
  • Ré – D – Em – F#m – G – A – Bm – C#° 
  • Ré substenido/Mi bemol – D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – D° 
  • Mi – E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#° 
  • Fá – F – Gm – Am – Bb – C – Dm – E° 
  • Fá substenido/Sol bemol – F# – G#m – A#m – C – C# – D#m – F° 
  • Sol – G – Am – Bm – C# – D – Em – F#° 
  • Sol substenido/Lá bemol – G# – A#m – Cm – D – D# – Fm – G° 
  • Lá – A – Bm – C#m – D# – E – F#m – G#° 
  • Lá substenido/Si bemol – A# – Cm – Dm – E – F – Gm – A° 
  • Si – B – C#m – D#m – F – F# – G#m – A#° 
Agora vamos à análise comparativa entre os acordes e suas relativas: 

                     Acordes maiores                                                 Acordes menores Relativas 
  • – C – E – G                                               – A – C – E 
  • Dó substenido/Ré bemol – C# – F – G#      Lá substenido – A# – C# – F 
  • – D – F# – A                                              Si– B – D – F# 
  • Ré substenido/Mi bemol – D# – G – Bb     – C – D# – G 
  • Mi– E – G# – B                                             Dó substenido – C# – E – G# 
  • – F – A – C                                               – D – F – A 
  • Fá substenido/Sol bemol – F# – A# – C#   Ré substenido – D# – F# – A# 
  • Sol– G – B – D                                             Mi– E – G – B 
  • Sol substenido/Lá bemol – G# – C – D#    – F – G# – C 
  • – A – C# – E                                            Fá substenido – F# – A – C# 
  • Lá substenido/Si bemol – A# – D – F        Sol– G – A# – D 
  • Si – B – D# – F#                                           Sol substenido menor – G# – B – D# 
Repare que nas relativas existe só uma nota que é diferente das outras, é a primeira, a principal, a que dá o nome ao acorde, a Tónica. 

Concluímos então, que uma: 
  1. Relativa menor, é sempre o sexto (6º) grau de uma escala maior e fica a menos de um tom e meio (três meios-tons abaixo) da nota principal. 
  2. Relativa maior, é sempre o terceiro (3º) grau numa escala menor e fica a um tom e meio (três meios-tons acima) a mais da nota principal. 

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