Relativo, significa aquilo que se relaciona a algo, então um acorde ou uma nota relativa, seria um acorde ou uma nota que relaciona a outra, consequentemente. Não se trata de substituição mas de relação entre uma nota e um acorde, devido a mesma armadura de clave, na música.
Vejamos algumas dicas importantes:
- Se trata de um acorde maior e outro menor.
- Se trata do sexto (6º) grau do campo harmónico maior daquela nota principal., por exemplo, acorde de Dó (C) o seu sexto (6º) grau é o acorde de Lá menor (Am) e o acorde de Ré (D) o seu sexto (6º) grau é o acorde de Si menor (Bm).
- Se trata de formações de acordes quase iguais (maioria das notas iguais) mas que se diferenciam nas tónicas e nem todas as notas são iguais, por exemplo o acorde de Dó maior (C) é formado por – C-E-G e o acorde de Lá menor (Am) é formado por – A-C-E.
Nisto, passamos a saber que quando um acorde possui notas iguais são chamados de relativos, sempre considerando que a primeira nota da formação básica do acorde não mude, esta nota é a dá o nome ao acorde e é a Tónica, a nota fundamental.
Podemos encontrar a relativa de uma nota de duas maneiras simples:
- Fazendo um cálculo muito simples de meios-tons, subtraindo um tom e meio (três meios-tons) na nota principal e encontramos o seu relativo. Por exemplo, em Dó se retirarmos um tom e meio chegamos ao relativo que é Lá (Dó a Si = meio tom; Si a Si bemol ou Lá substenido = meio tom; Si bemol ou Lá substenido a Lá = meio tom = três meios-tons = um tom e meio).
- Podemos contar a partir da nota principal e chegamos ao sexto grau. Por exemplo, em Dó se contamos seis notas acima chegamos ao relativo que é La (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá seis notas e a nota Lá é a última).
Portanto, continuemos. Deste modo, um campo harmónico maior, contém as notas que formam os acordes maiores:
- Um acorde maior é formado a partir do seu campo harmónico seguindo a regra básica de formação: primeiro (1º) grau – terceiro (3º) grau – quinto (5º) grau.
Vejamos aqui as notas maiores, seus campos harmónicos:
- Dó – C – D – E – F – G – A – B
- Dó substenido/Ré bemol – C# – D# – F – F# – G# – A# – C
- Ré – D – Em – F# – G – A – B – C#°
- Ré substenido/Mi bemol – D# – F – G – G# – A# – C – D
- Mi – E – F# – G# – A – B – C# – D#
- Fá – F – G – A – Bb – C – D – E
- Fá substenido/Sol bemol – F# – G# – A# – C – C# – D# – F
- Sol – G – A – B – C# – D – E – F#
- Sol substenido/Lá bemol – G# – A# – C – D – D# – F – G
- Lá – A – B – C# – D# – E – F# – G#
- Lá substenido/Si bemol – A# – C – D – E – F – G – A
- Si – B – C# – D# – F – F# – G# – A#
Consequentemente, os seus graus, destacando o sexto (6º) grau que são as suas relativas:
- Dó – o seu sexto grau e relativa é a nota Lá (A).
- Dó substenido/Ré bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Lá substenido (A#).
- Ré – o seu sexto grau e relativa é a nota Si (B).
- Ré substenido/Mi bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Dó (C).
- Mi – o seu sexto grau e relativa é a nota Dó Substenido (C#)
- Fá – o seu sexto grau e relativa é a nota Ré (D)
- Fá substenido/Sol bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Ré substenido (D#).
- Sol – o seu sexto grau e relativa é a nota Mi (E)
- Sol substenido/Lá bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Fá (F).
- Lá – o seu sexto grau e relativa é a nota Fá substenido (F#)
- Lá substenido/Si bemol – o seu sexto grau e relativa é a nota Sol (G).
- Si – o seu sexto grau e relativa é a nota Sol substenido (G#)
Sigamos para a escala de relativa menor.
Portanto, deste modo, um campo harmónico maior, contém as notas que formam os acordes maiores:
- Um acorde menor é formado a partir do seu campo harmónico seguindo a regra básica de formação: primeiro (1º) grau – terceiro (3º) grau menor – quinto (5º) grau.
Isto quer dizer que existe um padrão de maior, menor, diminuto e meio diminuto na formação dos campos harmónicos maiores e menores. Quando for menor, temos que discriminá-las.
Vejamos aqui as notas maiores e seus campos harmónicos. Entretanto, aviso que a disposição se encontra ordenada pelos graus, (1º grau, 2º grau, 3º grau, 4º grau, 5º grau, 6º grau, 7º grau), relativamente:
- Dó – C – Dm – Em – F – G – Am – B°
- Dó substenido/Ré bemol – C# – D#m – Fm – F# – G# – A#m – C°
- Ré – D – Em – F#m – G – A – Bm – C#°
- Ré substenido/Mi bemol – D# – Fm – Gm – G# – A# – Cm – D°
- Mi – E – F#m – G#m – A – B – C#m – D#°
- Fá – F – Gm – Am – Bb – C – Dm – E°
- Fá substenido/Sol bemol – F# – G#m – A#m – C – C# – D#m – F°
- Sol – G – Am – Bm – C# – D – Em – F#°
- Sol substenido/Lá bemol – G# – A#m – Cm – D – D# – Fm – G°
- Lá – A – Bm – C#m – D# – E – F#m – G#°
- Lá substenido/Si bemol – A# – Cm – Dm – E – F – Gm – A°
- Si – B – C#m – D#m – F – F# – G#m – A#°
Agora vamos à análise comparativa entre os acordes e suas relativas:
Acordes maiores Acordes menores Relativas
- Dó– C – E – G Lá– A – C – E
- Dó substenido/Ré bemol – C# – F – G# Lá substenido – A# – C# – F
- Ré– D – F# – A Si– B – D – F#
- Ré substenido/Mi bemol – D# – G – Bb Dó– C – D# – G
- Mi– E – G# – B Dó substenido – C# – E – G#
- Fá– F – A – C Ré– D – F – A
- Fá substenido/Sol bemol – F# – A# – C# Ré substenido – D# – F# – A#
- Sol– G – B – D Mi– E – G – B
- Sol substenido/Lá bemol – G# – C – D# Fá– F – G# – C
- Lá– A – C# – E Fá substenido – F# – A – C#
- Lá substenido/Si bemol – A# – D – F Sol– G – A# – D
- Si – B – D# – F# Sol substenido menor – G# – B – D#
Repare que nas relativas existe só uma nota que é diferente das outras, é a primeira, a principal, a que dá o nome ao acorde, a Tónica.
Concluímos então, que uma:
- Relativa menor, é sempre o sexto (6º) grau de uma escala maior e fica a menos de um tom e meio (três meios-tons abaixo) da nota principal.
- Relativa maior, é sempre o terceiro (3º) grau numa escala menor e fica a um tom e meio (três meios-tons acima) a mais da nota principal.