Como sabemos ao puxar qualquer objeto nós exercemos uma forca para que este objeto consiga movimentar e deslocar. Isto é Física! Porque como sabemos o peso é igual a massa vezes a gravidade (P=m x g) e a medida é o Quilograma (Kg), por isso, vamos hoje ver qual o peso que as tarraxas fazem as cordas exercerem quando são puxadas do cavalete.
Deste modo saberemos qual o peso que a cavalete sustenta enquanto o seu violão estiver afinado. Estes dados são importantes para sabermos que quando fazemos afinação esticando demais as cordas ou de menos, os esforços podem ser prejudiciais para a cavalete e a própria tampa do violão, ou de outro instrumento de cordas.
Muitas vezes não se nota qualquer alteração no instrumento ou pode notar que as escalas têm sons diferentes, mas dificilmente, sem prestar atenção se consegue perceber que é o excesso de esforço a causa disto. Devido a uso incorreto ou indevido de qualquer ferramenta de afinação (afinação de ouvido, afinação com aparelho, afinação com instrumento, …) pode gerar forte tensão no corpo do violão.
Vamos definir dois conceitos básicos quanto ao peso das cordas:
- A grossura de uma corda é medida a partir do seu diâmetro.
- A força que a corda exerce no cavalete quando está afinada é a tensão.
Se voce nao conhece os nomes das cordas há um artigo no blog aqui sobre isso!
Vamos reparar em três exemplos de cordas (violão de nylon e de níquel (aço) e Baixo de níquel (aço)), mas perceba que a espessura é a grossura normal da corda e a tensão é o peso que ela exerce:
- Cordas do violão: Enc. Nylon Daddario mod. EJ45 (tensão normal)
- 1ª Corda E espessura.028 tensão após afinada kg 6.94
- 2ª corda B espessura.032 tensão após afinada kg 5.27
- 3ª corda G espessura.040 tensão após afinada kg 5.49
- 4ª corda D espessura.029 tensão após afinada kg 7.08
- 5ª corda A espessura.035 tensão após afinada kg 6.80
- 5ª corda E espessura.043 tensão após afinada kg 6.35
Nota: Isto quer dizer que o seu violão quando estiver afinado, a forca ou a tensão total as cordas exercida sobre o braço e do cavalete é de 37.92 Kg, a soma total das seis cordas quando todas estiverem afinadas.
- Cordas do violão: Enc. Níquel Daddario mod.EXL-110J
- 1ª corda E espessura.010 tensão após afinada kg 7.35
- 2ª corda B espessura.013 tensão após afinada kg 6.98
- 3ª corda G espessura.017 tensão após afinada kg 7.53
- 4ª corda D espessura.026 tensão após afinada kg 8.34
- 5ª corda A espessura.036 tensão após afinada kg 8.84
- 6ª corda E espessura.046 tensão após afinada kg 7.94
Nota: Isto quer dizer que o seu violão quando estiver afinado, a forca ou a tensão total as cordas exercida sobre o braço e do cavalete é de 46.48 Kg, a soma total das seis cordas quando todas estiverem afinadas.
- Cordas do Baixo de 4 cordas: Enc. Níquel Baixo Daddario mod. EPS-220
- 1ª corda G espessura.040 tensão após afinada kg 15.33
- 2ª corda D espessura.060 tensão após afinada kg 19.82
- 3ª corda A espessura.075 tensão após afinada kg 15.74
- 4ª corda E espessura.095 tensão após afinada kg 14.42
Nota: Isto quer dizer que o seu Baixo quando estiver afinado, a forca ou a tensão total as cordas exercida sobre o braço e do cavalete é de 65.31 Kg, a soma total das quatro cordas quando todas estiverem afinadas.
Por fim, como você pode ver, esta tensão é muito forte, mesmo com a afinação natural, isto mostra a importância de ter muito cuidado quando for afinar o seu violão. De todos os problemas que pode causar a afinação mal feita, está o pior que a desregulação da distancia entre as escalas, de maneira que se isto acontecer o seu violão jamais dará o som adequado. Por isso, ponha no violão feito para corda de aço, cordas de aço e ponha no violão feito para nylon, cordas de nylon. Cuide do seu violão e ficarão bem os dois!