Todos os instrumentos, como sabemos, têm uma história e uma origem. O violino também é da mesma sorte um instrumento com origem histórica muito antiga. Este é um instrumento com origem na família dos instrumentos de cordas, e dada a sua pequena dimensão, está entre os instrumentos de cordas mais pequenas. O termo, violino se diz que provavelmente tenha vindo de viola, por ser uma versão mais pequena, que significa alegrar e fazer exultação.
Entre todos os violinos, o mais antigo, valioso e famoso, preservado no mundo todo é chamado de Messias – Stradivarius, confecionado em 1716, e está no museu de Oxford, Ashmolean Museum, no salão de música Hill, na Inglaterra.
Historicamente, existem alguns dados acerca do violino:
- Criado ou melhor inventado por Gaspar Salò, nos anos entre 1500 a 1600,
- Originou-se na Itália, mas com origem remota em instrumentos chineses,
- Enraizada na música popular,
- Pertence ao grupo do contrabaixo, violoncelo, viola,
- Chegou a Europa (língua portuguesa) no século XIX.
É constituído por quatro (4) cordas, apesar de existir versões de até sete (7) cordas, possui uma afinação que ordena as cordas em:
- Sol (G),
- Ré (D),
- Lá (A),
- Mi (E).
Estas cordas são feitas de tripa de animais como carneiros, podem ser também feitas de materiais de sintéticos que depois de afinadas podem ser tocadas com o arco ou com dedos da mão direita. As cordas, na sua maioria, produzem som quando são friccionadas com a crina de cavalo cinza (cordas do arco).
Qualquer pessoa que fabrica o violino é denominada em Luthier, qualquer pessoa que toca o violino é denominada de Violinista e qualquer pessoa que faz reparação ou concerto dos arcos do violino é denominada de Arqueira.
O violino é feito de material como madeira, mas atualmente existem fabricantes e fabricação de violinos elétricos, e semiacústicos que levam materiais industrializados de fibras, aço, etc..
O violino foi construído, no formato ideal de ampulheta em tamanho, possuindo as seguintes partes:
- As Cordas – são feitas de tripas de carneiro, material sintético, aço, tem um revestimento de alumínio, ouro, prata, níquel, titânio, …
- O Braço – por onde passam as cordas e onde se encontra a escala para fazer as notas.
- O Corpo – para além de ser o corpo, funciona como uma caixa-de-ressonância, para a produção do som.
- O Arco – (breu – é um material como uma resina que serve para lubrificar as cordas quando produzirem pó quando se toca) é composto pela crina ou nylon e a madeira. Possui o talão e parafuso que asseguram a crina na madeira em cada uma das suas duas extremidades. Possui o lugar onde o violinista assegura que se chama fachatura. Pode ter 75 centímetro de comprimento e 60 gramas de peso.
- A Fita – (crina ou nylon)
- A Estandarte – prende as cordas no violino, na extremidade base.
- A Queixeira – o lugar onde o violinista (aquele que toca o violino) descansa o seu queixo.
- A Pestana – é também chamado de Nut, e desempenha o mesmo papel que o cavalete, mas também permite que as cordas sejam direcionadas às cravelhas.
- O Cavalete – permite que as cordas não toquem no corpo do violino.
- A Escala ou o Espelho – é onde o violinista coloca os dedos da sua mão esquerda fazendo as notas no instrumento.
- As Cravelhas – são pecas (quatro) que esticam a corda na extremidade superior, de modo que ela mantenha esticada para a sua afinação.
- Os Micro-afinadores ou Afinador – são alguns parafusos bem pequenos que asseguram a afinação mais perfeita.
- O F – lugar por onde soam as cordas quando tocadas, como a boca do corpo de violino.
- Possui um kit ou estojo de acessórios, pano, liquido de limpeza, cera ou breu, …
Construção feita pelo Luthier, utilizando e procedendo de acordo com as características:
- Construção feita de madeira,
- As cordas, antigamente possuíam uma cor amarelada, eram feitas de tripas de animais, mas atualmente são de materiais sintéticos e são lubrificadas pela resina ou o breu,
- Utilização de verniz para fortalecer e embelezar a madeira,
- Uso de colas de couro de animais por serem capazes de fazer com que as juntas sejam mais finas e duráveis, basicamente,
- A construção das partes é feita por fases,
- A construção é reversível, podendo ser desmontada de acordo com necessidade de modificação ou alteração de alguma parte,
- O material, ébano, é um dos materiais preferíveis por ser de mais durabilidade e resistência, é muito utilizado na construção do pescoço do violino,
- A colocação da coluna do som (alma) fica encaixada dentro do violino na parte traseira de modo a influencia as vibrações das cordas,
- Os afinadores (micro) são finos parafusos que ajudam na afinação das cordas exercendo pressão ou soltando-a de modo a garantir uma afinação perfeita.
Um violino, acústico, que possui uma caixa-de-ressonância, é atualmente, configurado industrialmente e modificado com extensões amplificadas eletronicamente, com outros suportes de produção de som eletrónico como captadores e microfones, à semelhança dos outros instrumentos elétricos como a guitarra, o baixo, etc.
Leia o artigo no canal sobre cuidados a ter com o seu violino, bom proveito e bom treino!