Como qualquer instrumento de cordas ou que se afina, é necessário seguir um padrão de afinação. O violino, geralmente por ter quatro cordas segue a seguinte afinação partindo da corda de baixo para a de cima: Sol (G), Ré (D), Lá (A), Mi (E).
A distância de som que separa as cordas é de quinta, por isso, a afinação deve permitir que as cordas tenham as notas na seguinte frequência:
- A corda Sol (G) deve estar na sintonia (196 Hertz).
- A corda Ré (D) deve estar na sintonia (294 Hertz).
- A corda Lá (A) deve estar na sintonia (440 Hertz).
- A corda Mi (E) deve estar na sintonia (660 Hertz).
O violino não possui trastes para que o violinista saiba a altura exata das notas, por isso ele deve colocar o dedo no espaço correto para poder obter o som desejado. Quando for afinar, gire as cravelhas no sentido do relógio, como sendo a direção comum, para todas as cordas, nunca use direções diferentes para cada uma das cordas.
Para afinar os Microafinadores você deve sentar e colocar o instrumento em cima das pernas, e lembre-se que estes soltam pequenas densidades nas cordas, por isso é importante fazer o seu ajuste devagarzinho.
Para afinar as cravelhas você deve colocar o seu violino de pé (vertical) sobre as suas pernas.
Quando for afinar utilizando aparelhos que medem a frequência de Hertz, afine a nota Lá primeiro em (440Hertz), sendo a afinação padrão.
Para afinar utilizando um aparelho afinador (diapasão) este possui a frequência padrão de (440Hz), de modo que precisa também do ouvido (para escutar o timbre) para aperfeiçoar o som da afinação.
Você pode afinar o violino utilizando um software no seu dispositivo móvel, ou utilizar um outro instrumento já anteriormente afinado e seguir a afinação ouvindo os sons de ambos até ajusta a afinação correta, subindo ou descendo as cordas do seu violino, cuidadosamente.