Repare que todos os acordes possuem na sua escala, graus, que nos ajudam a forma-los melhor. Estes graus são:
- 1º. Primeiro grau, Tónico
- 2º. Segundo grau, Supertónico
- 3º. Terceiro grau, Terça
- 4º. Quarto grau, Quarta ou subdominante
- 5º. Quinto grau, Quinta justa
- 6º. Sexto grau, Sexta ou superdominante
- 7º. Sétimo grau, Sétima ou sensível
Por isso se pegar na escala de Ré, temos os graus assim:
- Ré (D) – Primeiro grau, Tónico
- Mi (E) – Segundo grau, Supertónico
- Fá Substenido (F#) – Terceiro grau, Terça
- Sol (G) – Quarto grau, Quarta ou subdominante
- Lá (A) – Quinto grau, Quinta justa
- Si (B) – Sexto grau, Sexta ou superdominante
- Dó Substenido (D#) – Sétimo grau, Sétima ou sensível
Portanto, a formação de acordes obedece a certas regras. Para formação de acordes maiores a regra é (1º grau – 3º grau – 5º grau) e para acordes menores é (1º grau – 3º grau menor – 5º grau).
A inversão é feita para poder conseguir o som desejado. Daí que o músico percebe que aquele acorde não consegue traduzir um som que ele precisa, então inverte o mesmo acorde conseguindo o som querido. Não há nada de difícil, basta alterar a ordem das notas, por exemplo: o acorde de Dó maior (C) é formado assim: C-E-G, e se quiser fazer a sua inversão, basta apenas duas maneiras:
- E-G-C
- G-C-E
Então assim temos mais fácil a perceção dos acordes, porque vou aqui em baixo indicar as notas que fazem parte dos acordes. Tendo em consideração que as notas são sete (7), portanto temos para a escala maior a seguinte ordem das notas: Pode perceber que é muito fácil, portanto para qualquer acorde aplica a mesma regra.
Confira os acordes abaixo e as suas inversões, lembrando que para formar qualquer acorde maior deve aplicar a regra: (1º - 3º maior – 5º).
Confira os acordes abaixo e as suas inversões, lembrando que para formar qualquer acorde menor deve aplicar a regra: (1º - 3º menor – 5º).
Nota principal
|
Regra de formação de acordes
maiores
(1ª-3ª-5ª)
|
Acorde original
|
1ª Inversão
|
2ª Inversão
|
||||||
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
||||
A – Lá
|
A
|
B
|
C#
|
D
|
E
|
F#
|
G#
|
A
- C# - E
|
C#
- E - A
|
E
– A – C#
|
B – Si
|
B
|
C#
|
D#
|
E
|
F#
|
G#
|
A#
|
B
– D# - F#
|
D#
- F# - B
|
F#
- B – D#
|
C – Dó
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
A
|
B
|
C
– E – G
|
E
– G – C
|
G
– C - E
|
D – Ré
|
D
|
E
|
F#
|
G
|
A
|
B
|
C#
|
D
– F# - A
|
F#
- A – D
|
A
– D – F#
|
E – Mi
|
E
|
F#
|
G#
|
A
|
B
|
C#
|
D#
|
E
– G# - B
|
G#
- B – E
|
B
– E – G#
|
F – Fá
|
F
|
G
|
A
|
Bb
|
C
|
D
|
E
|
F
– A – C
|
A
– C – F
|
C
– F – A
|
G – Sol
|
G
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F#
|
G
– B – D
|
B
– D – G
|
D
– G - B
|
Confira os acordes abaixo e as suas inversões, lembrando que para formar qualquer acorde menor deve aplicar a regra: (1º - 3º menor – 5º).
Nota principal
|
Regra de formação de acordes
maiores
(1ª-3ªmenor-5ª)
|
Acorde original
|
1ª Inversão
|
2ª Inversão
|
||||||
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
||||
A – Lá
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
A
- C - E
|
C
- E - A
|
E
– A – C
|
B – Si
|
B
|
C#
|
D
|
E
|
F#
|
G
|
A
|
B
– D - F#
|
D
- F# - B
|
F#
- B – D
|
C – Dó
|
C
|
D
|
Eb
|
F
|
G
|
Ab
|
Bb
|
C
– Eb – G
|
Eb
– G – C
|
G
– C - Eb
|
D – Ré
|
D
|
E
|
F
|
G
|
A
|
A#
|
C
|
D
– F - A
|
F
- A – D
|
A
– D – F
|
E – Mi
|
E
|
F#
|
G
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
– G - B
|
G
- B – E
|
B
– E – G
|
F – Fá
|
F
|
G
|
G#
|
A#
|
C
|
C#
|
D#
|
F
– Ab – C
|
Ab
– C – F
|
C
– F – Ab
|
G – Sol
|
G
|
A
|
A#
|
C
|
D
|
D#
|
F
|
G
– Bb – D
|
Bb
– D – G
|
D
– G - Bb
|
Podemos escrever a inversão de uma outra maneira, quando há o uso do baixo. Isto quer dizer que podem estar a tocar um teclado e um baixo em que o Teclado faz ambos os acordes, por exemplo (C/D), o Teclado faz o acorde de Dó com o Baixo na nota Ré, ou pode só fazer o acorde que Dó e o Baixo faz a nota Ré. O Baixo sempre faz apenas a nota que está depois da barra. Esta que está depois da barra é sempre um acorde e não uma nota.
Finalmente, como se lê? Vejamos:
- E/G# - lê-se Mi com baixo em Sol substenido.
- F/C – Fá com baixo em Dó.
- Gm6/D – Sol menor sexta com baixo em Ré.
- Asus4/A – Lá suspenso na quarta com baixo em Lá.
Então, ficou mais fácil, não é? Sim, o importante aqui é alterar a ordem nas notas de modo que a nota fundamental que é o som do Baixo, deixa de ser o som Baixo, substituindo assim pela outra nota que quiser para o som desejado!