Inversão de acordes - MUSIC MAESTRY
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terça-feira, 12 de maio de 2020

Inversão de acordes

Aqui vamos ver hoje a inversão de acordes, que nada mais e nada menos é que inverter a formação original, natural, ou acrescentada dos acordes. Para recordar lembre-se que acorde é um conjunto de notas, é a junção feita a partir de duas ou mais notas, por isso, estes acordes possuem uma formação base, que quando invertidos chamamos de inversão de acordes. Mas vamos primeiro esclarecer isto:

Repare que todos os acordes possuem na sua escala, graus, que nos ajudam a forma-los melhor. Estes graus são: 
  • 1º. Primeiro grau, Tónico 
  • 2º. Segundo grau, Supertónico 
  • 3º. Terceiro grau, Terça 
  • 4º. Quarto grau, Quarta ou subdominante 
  • 5º. Quinto grau, Quinta justa 
  • 6º. Sexto grau, Sexta ou superdominante 
  • 7º. Sétimo grau, Sétima ou sensível 
Por isso se pegar na escala de Ré, temos os graus assim: 
  • Ré (D) – Primeiro grau, Tónico 
  • Mi (E) – Segundo grau, Supertónico 
  • Fá Substenido (F#) – Terceiro grau, Terça 
  • Sol (G) – Quarto grau, Quarta ou subdominante 
  •  (A) – Quinto grau, Quinta justa 
  • Si (B) – Sexto grau, Sexta ou superdominante 
  • Dó Substenido (D#) – Sétimo grau, Sétima ou sensível 
Portanto, a formação de acordes obedece a certas regras. Para formação de acordes maiores a regra é (1º grau – 3º grau – 5º grau) e para acordes menores é (1º grau – 3º grau menor – 5º grau). 

A inversão é feita para poder conseguir o som desejado. Daí que o músico percebe que aquele acorde não consegue traduzir um som que ele precisa, então inverte o mesmo acorde conseguindo o som querido. Não há nada de difícil, basta alterar a ordem das notas, por exemplo: o acorde de Dó maior (C) é formado assim: C-E-G, e se quiser fazer a sua inversão, basta apenas duas maneiras: 
  • E-G-C 
  • G-C-E 
Então assim temos mais fácil a perceção dos acordes, porque vou aqui em baixo indicar as notas que fazem parte dos acordes. Tendo em consideração que as notas são sete (7), portanto temos para a escala maior a seguinte ordem das notas: Pode perceber que é muito fácil, portanto para qualquer acorde aplica a mesma regra. 

Confira os acordes abaixo e as suas inversões, lembrando que para formar qualquer acorde maior deve aplicar a regra: (1º - 3º maior – 5º).

Nota principal
Regra de formação de acordes maiores
(1ª-3ª-5ª)

Acorde original

1ª Inversão

2ª Inversão

A – Lá
A
B
C#
D
E
F#
G#
A - C# - E
C# - E - A
E – A – C#
B – Si
B
C#
D#
E
F#
G#
A#
B – D# - F#
D# - F# - B
F# - B – D#
C – Dó
C
D
E
F
G
A
B
C – E – G
E – G – C
G – C - E
D – Ré
D
E
F#
G
A
B
C#
D – F# - A
F# - A – D
A – D – F#
E – Mi
E
F#
G#
A
B
C#
D#
E – G# - B
G# - B – E
B – E – G#
F – Fá
F
G
A
Bb
C
D
E
F – A – C
A – C – F
C – F – A
G – Sol
G
A
B
C
D
E
F#
G – B – D
B – D – G
D – G - B

Confira os acordes abaixo e as suas inversões, lembrando que para formar qualquer acorde menor deve aplicar a regra: (1º - 3º menor – 5º).


Nota principal
Regra de formação de acordes maiores
(1ª-3ªmenor-5ª)

Acorde original

1ª Inversão

2ª Inversão

A – Lá
A
B
C
D
E
F
G
A - C - E
C - E - A
E – A – C
B – Si
B
C#
D
E
F#
G
A
B – D - F#
D - F# - B
F# - B – D
C – Dó
C
D
Eb
F
G
Ab
Bb
C – Eb – G
Eb – G – C
G – C - Eb
D – Ré
D
E
F
G
A
A#
C
D – F - A
F - A – D
A – D – F
E – Mi
E
F#
G
A
B
C
D
E – G - B
G - B – E
B – E – G
F – Fá
F
G
G#
A#
C
C#
D#
F – Ab – C
Ab – C – F
C – F – Ab
G – Sol
G
A
A#
C
D
D#
F
G – Bb – D
Bb – D – G
D – G - Bb

Podemos escrever a inversão de uma outra maneira, quando há o uso do baixo. Isto quer dizer que podem estar a tocar um teclado e um baixo em que o Teclado faz ambos os acordes, por exemplo (C/D), o Teclado faz o acorde de Dó com o Baixo na nota Ré, ou pode só fazer o acorde que Dó e o Baixo faz a nota Ré. O Baixo sempre faz apenas a nota que está depois da barra. Esta que está depois da barra é sempre um acorde e não uma nota. 

Finalmente, como se lê? Vejamos: 
  • E/G# - lê-se Mi com baixo em Sol substenido. 
  • F/C – Fá com baixo em Dó. 
  • Gm6/D – Sol menor sexta com baixo em Ré. 
  • Asus4/A – Lá suspenso na quarta com baixo em Lá. 
Então, ficou mais fácil, não é? Sim, o importante aqui é alterar a ordem nas notas de modo que a nota fundamental que é o som do Baixo, deixa de ser o som Baixo, substituindo assim pela outra nota que quiser para o som desejado!

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