Formação de acordes - MUSIC MAESTRY
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terça-feira, 12 de maio de 2020

Formação de acordes

Primeiramente, preciso esclarecer, que quando se fala de acordes, não se trata de notas, por isso vejamos as suas definições: 
  • Nota – um som, produzido que possui uma altura certa e definida; 
  • Acorde – é um conjunto de notas. (a partir de duas notas) 
Todos os acordes possuem na sua escala, graus, que nos ajudam a forma-los melhor. Estes graus são: 
  • 1º. Primeiro grau, Tónico 
  • 2º. Segundo grau, Supertónico 
  • 3º. Terceiro grau, Terça 
  • 4º. Quarto grau, Quarta ou subdominante 
  • 5º. Quinto grau, Quinta justa 
  • 6º. Sexto grau, Sexta ou superdominante 
  • 7º. Sétimo grau, Sétima ou sensível 
Por isso se pegar na escala de Ré, temos os graus assim: 
  • Ré (D) – Primeiro grau, Tónico 
  • Mi (E) – Segundo grau, Supertónico 
  • Fá Substenido (F#) – Terceiro grau, Terça 
  • Sol (G) – Quarto grau, Quarta ou subdominante 
  • Lá (A) – Quinto grau, Quinta justa 
  • Si (B) – Sexto grau, Sexta ou superdominante 
  • Dó Substenido (D#) – Sétimo grau, Sétima ou sensível 
Portanto, a formação de acordes obedece a certas regras. Para formação de acordes maiores a regra é (1º grau – 3º grau – 5º grau) e para acordes menores é (1º grau – 3º grau menor – 5º grau). 

Quando temos formações de acordes de três ou mais notas, podemos perceber isto: 
  • Acorde tríade – possui apenas três notas - Formação tríade de Dó maior (C): C – E – G 
  • Acorde tétrade – possui quatro notas (a forma tríade mais uma nota qualquer) - Formação tétrade de Dó maior com 7ª (C7): C – E – G – Bb 
  • Acordes tétrades acrescentadas – possuem mais de quatro notas (diminutos, sus, etc.) - Formação tétrade acrescentada de Dó maior com 7ª e 9ª (C7/9): C – E – G – D - Bb 
Então assim temos mais fácil a perceção dos acordes, porque vou aqui em baixo indicar as notas que fazem parte dos acordes. Tendo em consideração que as notas são sete (7), portanto temos para a escala maior a seguinte ordem das notas: 
  • Escala de Dó (C): dó – ré – mi – fá – sol – lá – si 
  • Escala de Ré (D): ré – mi – fá# – sol – lá – si – dó# 
  • Escala de Mi (E): mi – fá# – sol# – lá – si – dó# – ré# 
  • Escala de Fá (F): Fá – sol – lá – sib – dó – ré – mi 
  • Escala de Sol (G): sol – lá – si – dó – ré – mi – fá# 
  • Escala de Lá (A): lá – si – dó# – ré – mi – fá# – sol# 
  • Escala de Si (B): si – dó# – ré# – mi – fá# – sol# – lá# 
A regra para a formação de acorde maior é: 1º grau – 3º grau – 5º grau), por isso há em cada acorde maior as seguintes notas: 
  • Acorde de Dó tem as notas - Dó (C) – Mi (E) – Sol (G) 
  • Acorde de Ré tem as notas - Ré (D) – Fá Substenido (F#) – Lá (A) 
  • Acorde de Mi tem as notas - Mi (E) – Sol Substenido (G#) – Si (B) 
  • Acorde de Fá tem as notas - Fá (F) – Lá (A) – Dó (C) 
  • Acorde de Sol tem as notas - Sol (G) – Si (B) – Ré (D) 
  • Acorde de Lá tem as notas - Lá (A) – Dó Substenido (C#) – Mi (E) 
  • Acorde de Si tem as notas - Si (B) – Ré Substenido (D#) – Fá Substenido (F#) 
A regra para a formação de acorde menor é: 1º grau – 3º grau menor – 5º grau). Semelhantemente aos acordes maiores os graus (1º e 5º) permanecem os mesmos, mas o grau (3º) não. O terceiro grau (3º) deve ficar menor, isto é, deve ficar bemol, uma casa mais atrás do que nas notas maiores. Esta é a única diferença entre uma nota maior e menor, obviamente produz a melodia triste por esta terça ser menor, por isso há em cada acorde menor as seguintes notas: 
  • Acorde de Dó tem as notas - Dó (C) – Mi Bemol (Eb) – Sol (G) 
  • Acorde de Ré tem as notas - Ré (D) – Fá (F) – Lá (A) 
  • Acorde de Mi tem as notas - Mi (E) – Sol (G) – Si (B) 
  • Acorde de Fá tem as notas - Fá (F) – Lá Bemol (Ab) – Dó (C) 
  • Acorde de Sol tem as notas - Sol (G) – Si Bemol (Bb) – Ré (D) 
  • Acorde de Lá tem as notas - Lá (A) – Dó (C) – Mi (E) 
  • Acorde de Si tem as notas - Si (B) – Ré (D) – Fá Substenido (F#) 
Vou explicar mais duas formações (acordes suspensos ou sus2 ou sus4 e acordes diminutos) de acordes que são muito mais complicados por razões de explicação confusa. 
Vejamos: 
  • Os acordes diminutos é um acorde diferente na sua formação, porque não é nem maior nem menor, porque na sua formação, o primeiro (1º) grau tónico permanece, o terceiro (3º) grau terça é menor e o quinto (5º) grau quinta também é menor. Se escreve desta maneira: Dó diminuto (C°). 
  • Os acordes suspensos (sus2 ou sus4), são acordes que não possuem o terceiro grau. Então, quando têm apenas dois graus chamamos de Suspenso ou sus. Estes acordes possuem o primeiro grau e não possuem o terceiro grau (3º) pois ele é substituído pelo segundo (2º) grau ou pelo quarto (4º) grau. Por isso não é um acorde maior e nem é menor, é suspenso. Se escreve desta maneira: Lá Sus4 (Asus4); Lá Sus2 (Asus2). 
Conhecedor disto, você consegue fazer qualquer nota maior ou menor no cavaquinho, em qualquer parte do braço, mais a frente ou lá no início do braço, a criatividade é sua. Se quiser aprender notas dissonantes (com sétima, quarta, sexta, nona, aumentada, diminuta, …) encontre aqui no blog tudo isto e muito mais. Arrebenta aí!

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