- Nota – um som, produzido que possui uma altura certa e definida;
- Acorde – é um conjunto de notas. (a partir de duas notas)
Todos os acordes possuem na sua escala, graus, que nos ajudam a forma-los melhor. Estes graus são:
- 1º. Primeiro grau, Tónico
- 2º. Segundo grau, Supertónico
- 3º. Terceiro grau, Terça
- 4º. Quarto grau, Quarta ou subdominante
- 5º. Quinto grau, Quinta justa
- 6º. Sexto grau, Sexta ou superdominante
- 7º. Sétimo grau, Sétima ou sensível
Por isso se pegar na escala de Ré, temos os graus assim:
- Ré (D) – Primeiro grau, Tónico
- Mi (E) – Segundo grau, Supertónico
- Fá Substenido (F#) – Terceiro grau, Terça
- Sol (G) – Quarto grau, Quarta ou subdominante
- Lá (A) – Quinto grau, Quinta justa
- Si (B) – Sexto grau, Sexta ou superdominante
- Dó Substenido (D#) – Sétimo grau, Sétima ou sensível
Portanto, a formação de acordes obedece a certas regras. Para formação de acordes maiores a regra é (1º grau – 3º grau – 5º grau) e para acordes menores é (1º grau – 3º grau menor – 5º grau).
Quando temos formações de acordes de três ou mais notas, podemos perceber isto:
- Acorde tríade – possui apenas três notas - Formação tríade de Dó maior (C): C – E – G
- Acorde tétrade – possui quatro notas (a forma tríade mais uma nota qualquer) - Formação tétrade de Dó maior com 7ª (C7): C – E – G – Bb
- Acordes tétrades acrescentadas – possuem mais de quatro notas (diminutos, sus, etc.) - Formação tétrade acrescentada de Dó maior com 7ª e 9ª (C7/9): C – E – G – D - Bb
Então assim temos mais fácil a perceção dos acordes, porque vou aqui em baixo indicar as notas que fazem parte dos acordes. Tendo em consideração que as notas são sete (7), portanto temos para a escala maior a seguinte ordem das notas:
- Escala de Dó (C): dó – ré – mi – fá – sol – lá – si
- Escala de Ré (D): ré – mi – fá# – sol – lá – si – dó#
- Escala de Mi (E): mi – fá# – sol# – lá – si – dó# – ré#
- Escala de Fá (F): Fá – sol – lá – sib – dó – ré – mi
- Escala de Sol (G): sol – lá – si – dó – ré – mi – fá#
- Escala de Lá (A): lá – si – dó# – ré – mi – fá# – sol#
- Escala de Si (B): si – dó# – ré# – mi – fá# – sol# – lá#
A regra para a formação de acorde maior é: 1º grau – 3º grau – 5º grau), por isso há em cada acorde maior as seguintes notas:
- Acorde de Dó tem as notas - Dó (C) – Mi (E) – Sol (G)
- Acorde de Ré tem as notas - Ré (D) – Fá Substenido (F#) – Lá (A)
- Acorde de Mi tem as notas - Mi (E) – Sol Substenido (G#) – Si (B)
- Acorde de Fá tem as notas - Fá (F) – Lá (A) – Dó (C)
- Acorde de Sol tem as notas - Sol (G) – Si (B) – Ré (D)
- Acorde de Lá tem as notas - Lá (A) – Dó Substenido (C#) – Mi (E)
- Acorde de Si tem as notas - Si (B) – Ré Substenido (D#) – Fá Substenido (F#)
A regra para a formação de acorde menor é: 1º grau – 3º grau menor – 5º grau). Semelhantemente aos acordes maiores os graus (1º e 5º) permanecem os mesmos, mas o grau (3º) não. O terceiro grau (3º) deve ficar menor, isto é, deve ficar bemol, uma casa mais atrás do que nas notas maiores. Esta é a única diferença entre uma nota maior e menor, obviamente produz a melodia triste por esta terça ser menor, por isso há em cada acorde menor as seguintes notas:
- Acorde de Dó tem as notas - Dó (C) – Mi Bemol (Eb) – Sol (G)
- Acorde de Ré tem as notas - Ré (D) – Fá (F) – Lá (A)
- Acorde de Mi tem as notas - Mi (E) – Sol (G) – Si (B)
- Acorde de Fá tem as notas - Fá (F) – Lá Bemol (Ab) – Dó (C)
- Acorde de Sol tem as notas - Sol (G) – Si Bemol (Bb) – Ré (D)
- Acorde de Lá tem as notas - Lá (A) – Dó (C) – Mi (E)
- Acorde de Si tem as notas - Si (B) – Ré (D) – Fá Substenido (F#)
Vou explicar mais duas formações (acordes suspensos ou sus2 ou sus4 e acordes diminutos) de acordes que são muito mais complicados por razões de explicação confusa.
Vejamos:
- Os acordes diminutos é um acorde diferente na sua formação, porque não é nem maior nem menor, porque na sua formação, o primeiro (1º) grau tónico permanece, o terceiro (3º) grau terça é menor e o quinto (5º) grau quinta também é menor. Se escreve desta maneira: Dó diminuto (C°).
- Os acordes suspensos (sus2 ou sus4), são acordes que não possuem o terceiro grau. Então, quando têm apenas dois graus chamamos de Suspenso ou sus. Estes acordes possuem o primeiro grau e não possuem o terceiro grau (3º) pois ele é substituído pelo segundo (2º) grau ou pelo quarto (4º) grau. Por isso não é um acorde maior e nem é menor, é suspenso. Se escreve desta maneira: Lá Sus4 (Asus4); Lá Sus2 (Asus2).
Conhecedor disto, você consegue fazer qualquer nota maior ou menor no cavaquinho, em qualquer parte do braço, mais a frente ou lá no início do braço, a criatividade é sua. Se quiser aprender notas dissonantes (com sétima, quarta, sexta, nona, aumentada, diminuta, …) encontre aqui no blog tudo isto e muito mais. Arrebenta aí!