https://duettomusical.com.br |
Antes de falar da sua utilização, devo dizer que as empresas a benefício próprio tem alterado o material e feito palhetas que tem pouca duração, por isso é importante assegurar que a que vai comprar é de boa qualidade porque não dá para sair todos os dias e comprar uma palheta porque a outra é de má qualidade. E nunca se esqueça que em que saber a palheta adequada para o instrumento que vai tocar, pois medidas de tamanhos diferentes e também materiais diversos existem para tipos diferentes de instrumentos.
Os dedos ou as unhas não substituem a palheta e nem há outra coisa que a substitua a não ser ela mesma. Por isso arranje uma e vou-lhe ajudar a usá-la.
Vejamos:
- A posição da pegada é feita nunca com a palheta na horizontal, isto é, na mesma direção que a corda inicialmente,
- A posição da pegada é feita nunca com a palheta na vertical,
- Uma das maneiras fácil de usá-la é deixar que as partes dos dedos (polegar e indicador direitos) segurarem a parte mais larga, ou a base do triângulo,
- Depois, com o vértice do triângulo (palheta triangular) de forma obliqua tocar na corda para baixo.
- Da mesma maneira, com o vértice do triângulo (palheta triangular) de forma obliqua tocar na corda para cima.
- Estes exercícios de tocar para baixo e para cima, garantem um som adequado e também uma segurança do objeto na sua mão.
- Quando conseguir segurar bem a palheta, pode testar a prática da palheta na horizontal, na mesma posição das cordas, tocando para baixo e para cima.
Dicas:
- Se tocar com a palheta perto da cavalete produz um tipo de som, se tocar na boca do violão produz um outro som, se tocar em cima das escalas produz um outro som, pratique.
- Se tocar rapidamente consegue fazer um solo agradável. O tempo da repetição cria uma harmonia sem igual. Experimente e seja criativo.
- Ao tocar usando a palheta, deixe os restantes dedos da mão direita descansarem no corpo do instrumento onde se descansa os dedos, de maneira que consiga mais conforto em segurar a palheta.
- Sendo que a palheta de plástico e mole, pode flexioná-la para obter outro som agradável.
Lembre-se que o uso da palheta depende muito do instrumento, do ritmo, da música, e da palheta (caso for de metal, de madeira, de plástico), seja esperto e compre o que melhor lhe ajude nesta dedicação.