Postura e uso das mãos no Violino - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Postura e uso das mãos no Violino

A postura de um músico é sempre ideal numa apresentação, não só pela estética, mas:
  • No cuidado com o instrumento,
  • Ao performar uma apresentação,
  • Para evitar lesões ao fazer esforços extremos,
  • Para evitar tensão injustificável, …
Em particular, o violino pode ser tocado em pé ou sentado, variando as possibilidades de acordo com situações que se encontra o violinista.

Numa Orquestra:
  • Se for fazer solo, toca-se em pé.
  • Se for tocar na câmara, toca-se sentado.
Em qualquer um dos casos, assegurar o violino é sempre com a mão esquerda e com o queixo, tendo colocado a parte final da caixa-de-ressonância encima do ombro do violinista e nisto assegura-o com o queixo ou a mandíbula.

A mão esquerda
Esta mão assegura no braço do violino usando o dedão (polegar) e o dedo indicador, como firmeza, porem sem muita pressão e forca. A colocação e a retirada do violino do ombro é feita pela mão esquerda. Utilizando a menor forca dos dedos e o giro adequado do punho durante estas duas tarefas de por e tirar do ombro.

Depois de posta a caixa-de-ressonância (fundo) em cima do ombro, a palma da mão assegura o braço do violino com o suporte do polegar, enquanto os outros quatros dedos fazem-se deslizar dobre as cordas e o espelho para executar as notas da música, movendo-se de uma a outra extremidade do braço, consoante a necessidade. 

Os dedos são numerados de um (1) a quatro (4), e elas podem ser substituídas por um qualquer dos mesmos durante a música, de maneira a facilitar o avanço ou a rapidez na mudança das notas. Como no caso de usar um dedo como guia, ele pode ser substituído por outro quando se apresentar incapaz de alcançar a tal escala e performar a nota. 

Quando a mão esquerda se movimente no braço, alcançando notas, de acordo com a habilidade do músico, vão-se elevando as posições que podem ser:
  • Posições superiores (alta)
  • Posições inferiores (baixa)
A mão direita
Atenção, que na sua primeira vez tudo isto pode aparecer que não se ajusta a sua mão, mas é com prática que se aperfeiçoa. Nunca tente fazer do seu jeito, pois com a prática você poderá ficar impossibilitado de seguir a experiência da forma padrão. Faz e tente de novo até conseguir, de forma cuidadosa e relaxada na segunda ou terceira vez, conseguirá. Aproveite e utilize qualquer objeto semelhante ao arco e treine as posições.

Esta mão assegura o arco do violino, não apenas de uma forma, contudo. Ela é responsável por toda a mobilidade (rapidez e dinâmica do arco, e de uma maneira sensível e descontraída apodera-se do arco e começa a sua execução.

De uma maneira simples de demonstrar a posição de assegurar o arco, veja:
  • Os dedos, médio e anelar, são os mais importantes porque asseguram a parte lateral (fora) no talão do arco.
  • O dedo polegar assegura a outra parte lateral (dentro) do talão.
  • O dedinho fica em cima do talão, na sua parte final (no olho de paris).
  • O dedo indicador fica encostado no dedo médio.
Os três dedos (indicador, médio, anelar) ficam juntos com a falange encostada no talão na parte lateral de fora do arco.

Entretanto, podem ser tocadas as cordas com os dedos da mão direita em vez de usar o arco, para diversas técnicas. Toda a execução musical depende da habilidade e do treinamento do músico, por isso é muito importante aprender técnicas e permitir a destreza, rapidez e melhor qualidade e para isso é preciso dedicação e perseverança.

Os músicos canhotos (usam a mão esquerda) invertem a posição de tocar dos músicos destros (usam a mão direita), mas importa esclarecer que a forma de afinar o violino ou a disposição das cordas podem seguir as mesmas dos destros ou podem ser alteradas desde não altere-se o padrão, influenciado a perfeição das execuções.

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK