Técnicas no Violino - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Técnicas no Violino

Vamos ver algumas técnicas praticadas com as cordas do violino pelo tocador durante a sua habilidade. Estas técnicas de execução deste instrumento são basicamente com o uso dos dedos, de formas diferentes, formas estas que quando executadas com perfeição garantem funcionalidades com o dedo da mão direito ou com o uso do arco.

Estas técnicas foram aperfeiçoadas por vários séculos, apesar de algumas serem recentes. Muitas destas técnicas utilizadas no violino, são também utilizadas no violoncelo (semelhante ao violino mas de porte maior e é tocado frequentemente, estando o tocador sentado e o instrumento entre as suas pernas abancado ao solo).

  1. Harmónico – quando se toca levemente (sem pressionar a corda no braço do instrumento) a corda com a barriga do dedo, tocando nela de mansinho, produz um som, um harmónico, importa dizer que algumas escalas são específicas para este tipo de técnica. Se a corda for puxada, empurrada, origina outros tipos de harmónicos. Existem dois tipos de harmónico:
  • Harmónico artificial
  • Harmónico natural.
  1. Corda aberta – acontece quando a corda é tocada ou modulada sem auxílio do dedo, soando assim livremente.
  1. Pizzicato – acontece quando o tocador, belisca a corda o violino com o dedo, ou seja, em vez de tocar a corda usando o arco, ele usa seu dedo friccionando a corda, permitindo que a corda produza um som mais fechado. Técnica muito utilizada durante muitos anos na música erudita.
Fonte: https://giphy.com
  1. Vibrato – como a palavra já diz, acontece quando com o desde o violinista pressiona a corda mas balançando a mão, faz com que a corda produza um som de vibração, ou o vibrato trill, que se faz no mesmo momento de que se faz um vibrato, com um segundo dedo se pressiona o primeiro que se encontra ainda na corda. Ambos os dedos devem estar tocando. Esta técnica é muito sentimental e garante expressões diversas dependo de músico para músico.
Fonte: https://giphy.com
Existem três tipos de vibrato, a saber: 
  • Vibrato de dedo – feito com o uso de dedos nas notas simples, feito de forma rápida.
  • Vibrato de punho – utilizado nas notas de duração média.
  • Vibrato de braço – muito comum nas notas de longa duração.
  1. Parada dupla – acontece quando o tocador para duas cordas juntas de uma só vez, fazendo com que elas se curvam ondulando e modificando o seu som.
  1. Parada tripla – semelhante à parada dupla, três cordas são paradas pelo dedo do tocador, entretanto pode ser difícil que o arco toque as três cordas de uma vez, não obstante é provável que com muita habilidade isto aconteça.
Existem muitas outras técnicas como: o Tremelo; o Coll Legno, o Glissando; o Sul Ponticello, o Sul Tasto, et.

O resultado destas práticas técnicas é agradável e desperta curiosidade e espírito de criatividade. Qualquer músico nunca deveria se limitar apenas as técnicas existentes, pois com a sua criatividade e vontade pode se inspirar e originar novas técnicas.

Não se limite a penas a usar o arco como objeto de fricção para a obtenção do som das cordas, mas o seu dedo, pode produz som muito agradável quando fazer atrito com a corda no lugar do arco.

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK