Ouve-se muito, este nome “Tétrade”, e pode parecer coisa estranha mas, não é. Este e outros são conceitos musicais que recebem nomes pelo facto de estarem intimamente relacionados como o conteúdo, assim como em outras áreas do saber nomes são dados a coisas, eventos, fenómenos, acontecimentos, descobertas, etc. Tríade, significa, de acordo com o dicionário, conjunto de quatro; composto de quatro coisas, ou quaisquer estruturas.
Entretanto, relativamente à música, quer dizer um acorde composto por quatro sons ou notas de alturas diferentes. A tétrade, aparece no contexto da melodia, que indica uma harmonia em uma escala e estes acordes estão inseridos num campo harmónico.
Portanto, encontramos a (s) tétrades (s), nas escalas e estas por sua vez possuem seus campos harmónicos (há um artigo no blog sobre campo harmónico), com intervalos, tons, semitons, etc.
- Cada acorde possui assim, quatro notas que estão entre os sete (7) naturais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) com ou sem acidentes (bemol, substenido), mais outra (s) que podem não ser naturais.
A tétrade, pode ou não seguir a regra de formação de acordes em posições dos graus, por exemplo os acordes maiores são formados a partir do: 1º-3º-5º graus, e os acorde menores a partir do: 1º-3º menor-5º graus (há um artigo no blog sobre formação de acordes), ou seja, os acordes tétrades são formados a partir de uma formação tríade (três notas, sendo a formação padrão) acrescentados por uma ou mais notas.
Como mencionei, encontramos as tétrades, com intervalos entre as quatro notas. Intervalos, são as outras notas que não fazem parte das quatro (quatro), mas são importantes para identificar as quatro (tétrades).
- Na formação dos acordes tétrades (quatro notas ou as denominadas de dissonantes) e tétrades acrescentadas (mais de quatro notas ou as denominadas de aumentadas ou dissonantes), se observa o seguinte intervalo:
Pode-se aplicar a formação das tríades menores ou maiores consoante for o acorde tétrade e depois soma-se o intervalo da nota que se ajuntou a acorde natural, que é aquele formado pela tríade natural.
- Exemplo: o acorde de Dó maior sexta é formado por Dó – Mi – Sol – Lá, por isso, se verifica de Dó a Mi, existem dois (2) tons: Dó a Dó substenido (meio tom), Dó substenido a Ré (meio tom), Ré a Ré substenido (meio tom), Ré substenido a Mi (meio tom) = quatro (4) meio tons = dois (2) tons, de Mi a Sol, existem um tom e meio (1,5), Mi a Fá (meio tom), Fá a Fá substenido (meio tom), Fá substenido a Sol (meio tom) = três (3) meio tons = um tom e meio (1,5), e de Sol a Lá, existe um (1) tom, Sol a Sol substenido (meio tom), Sol substenido a Lá (meio tom) = dois (2) meio tons = um (1) tom.
- Acorde: Dó – (Dó substenido – Ré – Ré substenido – Mi) – Mi – (Mi – Fá – Fá substenido – Sol) – Sol – (Sol a Sol substenido – Lá) – Lá. = C-E-G-A.