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quarta-feira, 20 de maio de 2020

Acorde bemol

Na música, existem símbolos que são utilizados com o objetivo de representar, notas, tonalidades, posições, acordes, altura, intensidade, duração, etc. tudo dentro da melodia, harmonia, tempo, por aí, não obstante, estão também inseridos os acidentes que podem ser alterações, que são feitas nas notas, acordes, pautas, de modo a criar tal som ou altura de som desejado. Estes acidentes também são símbolos. 

Bemol é denominado de acidente, pois baixa o som a uma altura necessária dentro do compasso fazendo com que a nota seja mais grave (grossa ou baixa). O Bemol originou quando, na idade média, não havia altura do som bem definida, e as dificuldades surgiram na nota Si, e principalmente entre o Si e o Dó, sendo que este intervalo entra estas duas notas é dissonante e para evitar essa dissonância, a nota Si foi diminuída. 
  • Por conseguinte, a nota Si, quando tivesse o rebaixamento na sua afinação, deveria ser acompanhada por uma outra letra B chamada de molle, que mais tarde foi designada de “B mol” e depois evoluiu com a dinâmica do desenvolvimento da música para “Bemol”, como é conhecido hoje. 
O Bemol pode ser: 
  • O Bemol – que serve para diminuir meio-tom na nota que é colocada; 
  • O Duplo Bemol – que serve para diminuir dois meios-tons ou um tom na nota que é colocada. 
  • O Meio Bemol – (microtonal) – que serve para diminuir um quarto de tom na nota que é colocado.
 Quando for usado um bemol após o uso de duplo bemol, este bemol anula ou cancela o efeito do duplo, mas não traz a nota acidentada ao natural, mas sim ao acidente bemol, porque isto é a função do bequadro. 

O Bemol é colocado numa nota fazendo-a ser bemol e para anular seu efeito é colocado um outro símbolo para anulá-lo. Por exemplo, numa pauta musical se encontra a nota Dó bemol, quando a uma certa altura da pauta não se precisa mais do bemol na nota Dó, coloca-se Dó bequadro, para mostrar que não vale mais o bemol. 

Na Cifra, o Bemol é colocado em frente a nota representativa do acorde: Dó bemol (Cb) ou Fá bemol (Fb), ou qualquer das outras notas, sejam elas menores: Lá bemol menor (Abm) ou acrescentadas: Sol bemol sétima aumentada (Gb7+). 

Quando se utiliza, numa pauta musical, o bemol numa nota, todas as notas iguais a ela passam a ser bemóis, daquele momento em diante até que se encontre esta mesma nota com um bequadro à frente para anular ou cancelar a partir dali o (s) acidente (s) anteriormente imposto (s) ou se não se encontrar elas ficam acidentadas até ao final da musica ou da peça ou do compasso – recebe o nome de acidente de cortesia. 

As notas recebem o Bemol da seguinte forma: 
 


Ré bemol – Ré 




Mi bemol – Mi 


 Sol bemol – Sol 

Lá bemol – Lá 

Si bemol – Si
Nota: todas as notas não podem receber o bemol. 

Existem cinco (5) notas que possuem Bemol a saber: 
  • Ré, Mi, Sol, Lá, Si, sendo que as notas: Fá e Dó, não possuem bemol, ou seja não existe um meio-tom abaixo para ambas, pois o Bemol de Fá é Mi e o Bemol de Dó é Si. 
Notas acidentadas a Bemol: Si (B) – Si bemol (Bb) – Lá (A) – Lá bemol (Ab) – Sol (G) – Sol bemol (Gb) – Fá (F) – Mi (E) – Mi bemol (Eb) – Ré (D) – Ré bemol (Db) – Dó (C) – Si (B). 

Confira o exemplo do Bemol na seguinte pauta musical: 
Numa pauta musical, logo no início você encontra um ou mais bemol, inseridos dentro do pentagrama, elas representam tonalidades das notas: 

Escala maior: 
  • b– Fá maior; 
  • bb– Si bemol maior; 
  • bbb– Mi bemol maior; 
  • bbbb– Lá bemol maior; 
  • bbbbb– Ré bemol maior; 
  • bbbbbb– Sol bemol maior; 
  • bbbbbbb– Dó bemol maior. 
Escala menor: 
  • – Ré menor; 
  • bb – Sol menor; 
  • bbb – Dó menor; 
  • bbbb – Fá bemol menor; 
  • bbbbb– Si bemol menor; 
  • bbbbbb– Mi bemol menor; 
  • bbbbbbb– Lá bemol menor. 
Portanto, concluímos que o Bemol é de grande importância para a música pois seu uso facilita a leitura, a interpretação, a facilidade e até a prática e a dinâmica hora da execução de uma partitura, uma peça, ou se calhar mais ainda na sua criação. 
  1. O Bemol é o contrário do Substenido; 
  2. No teclado as teclas brancas não têm a função de substenido nem de bemol; 
  3. No teclado as teclas pretas são bemóis e substenidos, dependendo de onde começa a contar; 
  4. O Bemol é muitas vezes representado pela codificação hexadecimal: 266D.

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