O Bemol é denominado de acidente, pois baixa o som a uma altura necessária dentro do compasso fazendo com que a nota seja mais grave (grossa ou baixa). O Bemol originou quando, na idade média, não havia altura do som bem definida, e as dificuldades surgiram na nota Si, e principalmente entre o Si e o Dó, sendo que este intervalo entra estas duas notas é dissonante e para evitar essa dissonância, a nota Si foi diminuída.
- Por conseguinte, a nota Si, quando tivesse o rebaixamento na sua afinação, deveria ser acompanhada por uma outra letra B chamada de molle, que mais tarde foi designada de “B mol” e depois evoluiu com a dinâmica do desenvolvimento da música para “Bemol”, como é conhecido hoje.
O Bemol pode ser:
- O Bemol – que serve para diminuir meio-tom na nota que é colocada;
- O Duplo Bemol – que serve para diminuir dois meios-tons ou um tom na nota que é colocada.
- O Meio Bemol – (microtonal) – que serve para diminuir um quarto de tom na nota que é colocado.
O Bemol é colocado numa nota fazendo-a ser bemol e para anular seu efeito é colocado um outro símbolo para anulá-lo. Por exemplo, numa pauta musical se encontra a nota Dó bemol, quando a uma certa altura da pauta não se precisa mais do bemol na nota Dó, coloca-se Dó bequadro, para mostrar que não vale mais o bemol.
Na Cifra, o Bemol é colocado em frente a nota representativa do acorde: Dó bemol (Cb) ou Fá bemol (Fb), ou qualquer das outras notas, sejam elas menores: Lá bemol menor (Abm) ou acrescentadas: Sol bemol sétima aumentada (Gb7+).
Quando se utiliza, numa pauta musical, o bemol numa nota, todas as notas iguais a ela passam a ser bemóis, daquele momento em diante até que se encontre esta mesma nota com um bequadro à frente para anular ou cancelar a partir dali o (s) acidente (s) anteriormente imposto (s) ou se não se encontrar elas ficam acidentadas até ao final da musica ou da peça ou do compasso – recebe o nome de acidente de cortesia.
As notas recebem o Bemol da seguinte forma:
Nota: todas as notas não podem receber o bemol.
Existem cinco (5) notas que possuem Bemol a saber:
- Ré, Mi, Sol, Lá, Si, sendo que as notas: Fá e Dó, não possuem bemol, ou seja não existe um meio-tom abaixo para ambas, pois o Bemol de Fá é Mi e o Bemol de Dó é Si.
Notas acidentadas a Bemol: Si (B) – Si bemol (Bb) – Lá (A) – Lá bemol (Ab) – Sol (G) – Sol bemol (Gb) – Fá (F) – Mi (E) – Mi bemol (Eb) – Ré (D) – Ré bemol (Db) – Dó (C) – Si (B).
Confira o exemplo do Bemol na seguinte pauta musical:
Numa pauta musical, logo no início você encontra um ou mais bemol, inseridos dentro do pentagrama, elas representam tonalidades das notas:
Escala maior:
- b– Fá maior;
- bb– Si bemol maior;
- bbb– Mi bemol maior;
- bbbb– Lá bemol maior;
- bbbbb– Ré bemol maior;
- bbbbbb– Sol bemol maior;
- bbbbbbb– Dó bemol maior.
Escala menor:
- b – Ré menor;
- bb – Sol menor;
- bbb – Dó menor;
- bbbb – Fá bemol menor;
- bbbbb– Si bemol menor;
- bbbbbb– Mi bemol menor;
- bbbbbbb– Lá bemol menor.
Portanto, concluímos que o Bemol é de grande importância para a música pois seu uso facilita a leitura, a interpretação, a facilidade e até a prática e a dinâmica hora da execução de uma partitura, uma peça, ou se calhar mais ainda na sua criação.
- O Bemol é o contrário do Substenido;
- No teclado as teclas brancas não têm a função de substenido nem de bemol;
- No teclado as teclas pretas são bemóis e substenidos, dependendo de onde começa a contar;
- O Bemol é muitas vezes representado pela codificação hexadecimal: 266D.