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quarta-feira, 20 de maio de 2020

Acorde substenido

Na música, existem símbolos que são utilizados com o objetivo de representar, notas, tonalidades, posições, acordes, altura, intensidade, duração, etc. tudo dentro da melodia, harmonia, tempo, por aí, não obstante, estão também inseridos os acidentes que podem ser alterações, que são feitas nas notas, acordes, pautas, de modo a criar tal som ou altura de som desejado. Estes acidentes também são símbolos. 

O Substenido é denominado de acidente, pois aumenta o som a uma altura necessária dentro do compasso fazendo com que a nota seja mais aguda (fina ou alta). O Substenido originou quando, na idade média, não havia altura do som bem definida, e as dificuldades surgiram na nota Si, e principalmente entre o Si e o Dó. 
  • Houve a necessidade de em vez de diminuir tonalidades e por isso foi adotado a letra “H” juntamente com a nota a ser aumentada e por sua vez evoluiu para o substenido, símbolo semelhante à “H”. 
O Substenido pode ser: 
  • O Substenido – que serve para aumentar meio-tom na nota que é colocada; 
  • O Duplo Substenido – que serve para aumentar dois meios-tons ou um tom na nota que é colocada. 
  • O Meio substenido – (microtonal) – que serve para aumentar um quarto de tom na nota que é colocado. 
 Quando for usado um substenido após o uso de duplo substenido, este substenido anula ou cancela o efeito do duplo, mas não traz a nota acidentada ao natural, mas sim ao acidente substenido, porque isto é a função do bequadro. 

O Substenido é colocado numa nota fazendo-a ser substenida e para anular seu efeito é colocado um outro símbolo para anulá-lo. Por exemplo, numa pauta musical se encontra a nota Dó substenido, quando a uma certa altura da pauta não se precisa mais do substenido na nota Dó, coloca-se Dó bequadro, para mostrar que não vale mais o substenido. 

Na Cifra, o substenido é colocado em frente a nota representativa do acorde: Dó substenido (C#) ou Fá substenido (F#), ou qualquer das outras notas, sejam elas menores: Lá substenido menor (A#m) ou acrescentadas: Sol substenido sétima aumentada (G#7+). 

Quando se utiliza, numa pauta musical, o substenido numa nota, todas as notas iguais a ela passam a ser substenidas, daquele momento em diante até que se encontre esta mesma nota com um bequadro à frente para anular ou cancelar a partir dali o (s) acidente (s) anteriormente imposto (s) ou se não se encontrar elas ficam acidentadas até ao final da musica ou da peça ou do compasso – recebe o nome de acidente de cortesia. 

As notas recebem o substenido da seguinte forma: 

Dó – Dó substenido 

Ré – Ré substenido
  

Mi 
 

Fá – Fá substenido 
 

Sol – Sol substenido 

Lá – Lá substenido 

Si 

Nota: todas as notas não podem receber o substenido. 

Existem cinco (5) notas que possuem substenido a saber: 
  • Dó, Ré, Fá, Sol, Lá, sendo que as notas: Mi e Si, não possuem substenido, ou seja não existe um meio-tom acima para ambas, pois o Substenido de Mi é Fá e o Substenido de Si é Dó. 
Notas acidentadas a Substenido: Dó (C) – Dó substenido C#) – Ré (D) – Ré substenido (D#) – Mi (E) – Fá (F) – Fá substenido (F#) – Sol (G) – Sol substenido (G#) – Lá (A) – Lá substenido (A#) – Si (B) – Dó (C). 

Confira o exemplo do substenido na seguinte pauta musical: 
Numa pauta musical, logo no início você encontra um ou mais bemol, inseridos dentro do pentagrama, elas representam tonalidades das notas: 

Escala maior: 
  • # – Sol maior; 
  • ## – Ré maior; 
  • ### – Lá maior; 
  • #### – Mi maior; 
  • ##### – Si maior; 
  • ###### – Fá substenido maior; 
  • #######– Dó substenido maior. 
Escala menor: 
  • # – Mi menor; 
  • ## – Si menor; 
  • ### – Fá substenido menor; 
  • #### – Dó substenido menor; 
  • ##### – Sol substenido menor; 
  • ###### – Ré substenido menor; 
  • ####### – Lá substenido menor. 
Portanto, concluímos que o substenido é de grande importância para a música pois seu uso facilita a leitura, a interpretação, a facilidade e até a prática e a dinâmica hora da execução de uma partitura, uma peça, ou se calhar mais ainda na sua criação. 
  1. O Substenido é o contrário do Bemol; 
  2. No teclado as teclas brancas não têm a função de substenido nem de bemol; 
  3. No teclado as teclas pretas são bemóis e substenidos, dependendo de onde começa a contar; 
  4. O Bemol é muitas vezes representado pela codificação hexadecimal: 266F.

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