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quarta-feira, 20 de maio de 2020

Acorde Diminuto

Ouve-se muito, este nome “Diminuto”, e pode parecer coisa estranha mas, não é. Este e outros são conceitos musicais que recebem nomes pelo facto de estarem intimamente relacionados como o conteúdo, assim como em outras áreas do saber nomes são dados a coisas, eventos, fenómenos, acontecimentos, descobertas, etc. 

Diminuto, significa, de acordo com o dicionário, diminuído, escasso, insuficiente, pequeno, mínimo, breve, mas, relativamente à música, quer diz-se de todo intervalo ao qual se subtrai um semitom, acrescentando um substenido à nota inferir ou um bemol à nota superior. 

Diz-se acorde diminuto, por ter três sons ou notas de alturas diferentes com características distintas. 
  • O diminuto, aparece no contexto da melodia, que indica uma harmonia em uma escala e estes acordes estão inseridos num campo harmónico. 
Portanto, encontramos o (s) diminuto (s) (pois existe o diminuto e o meio diminuto), nas escalas e estas por sua vez possuem seus campos harmónicos (há um artigo no blog sobre campo harmónico), com intervalos, tons, semitons, etc. 
  • Cada acorde possui assim, três notas que estão entre os sete (7) naturais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) com ou sem acidentes (bemol, substenido), sendo que as alterações são feitas nos graus: terça e quinta. 
O diminuto, segue a regra de formação de acordes em posições dos graus, entretanto não segue a regra da formação dos acordes maiores: 1º-3º-5º graus, e nem as regras de formação dos acordes menores: 1º-3º menor-5º graus (há um artigo no blog sobre formação de acordes), mas sim a sua própria regra de formação de acordes diminutos: 1º - 3º menor – 5º menor graus. 

Na formação dos acordes diminutos (ou meio diminutos) ou meios diminutos (são os acorde que não são nem maiores e nem menores, por isso não seguem as regras da formação tríade), seguem as suas próprias regras de formação, por isso se observa o seguinte intervalo: 

Pode-se aplicar a formação de um tom e meio entre o primeiro grau e o terceiro grau e também entre o terceiro grau e o quinto grau:
  • Exemplo: o acorde de Dó diminuto (na cifra representa-se assim: C°) é formado por Dó – Mi bemol – Sol bemol, por isso, se verifica de Dó a Mi bemol existem um tom e meio (1,5): Dó a Dó substenido (meio tom), Dó substenido a Ré (meio tom), Ré a Ré substenido ou Mi bemol (meio tom), = três (3) meio tons = um tom e meio (1,5) e de Mi bemol a Sol bemol, existem também, um tom e meio (1,5), Mi bemol a Mi (meio tom), Mi a Fá (meio tom), Fá a Fá substenido ou Sol bemol (meio tom) = três (3) meio tons = um tom e meio (1,5). 

  • Acorde: Dó – (Dó substenido – Ré – Ré substenido Mi bemol) – Mi bemol – (Mi bemol – Mi – Fá – Fá substenido ou Sol) – Sol bemol. = C-Eb-Gb. 

Note as diferenças: 
  • Acode maior: 1º grau – tónica (Dó–C) + 3º grau terça (Mi–E) + 5º grau quinta (Sol–G) = 1º-3º-5º (C–E-G). 
  • Acode menor: 1º grau – tónica (Dó–C) + 3º grau terça menor (Mi bemol–Eb) + 5º grau quinta (Sol–G) = 1º-3ºmenor-5º (C–Eb-G). 
  • Acode diminuto: 1º grau – tónica (Dó–C) + 3º grau terça menor (Mi bemol–Eb) + 5º grau quinta menor (Sol bemol–Gb) = 1º-3ºmenor-5ºmenor (C–Eb-Gb). 

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