Na música, existem símbolos que são utilizados com o objetivo de representar, notas, tonalidades, posições, acordes, altura, intensidade, duração, etc. tudo dentro da melodia, harmonia, tempo, por aí, não obstante, estão também inseridos os acidentes que podem ser alterações, que são feitas nas notas, acordes, pautas, de modo a criar tal som ou altura de som desejado. Estes acidentes também são símbolos.
São denominados de acidentes, pois elevam ou baixam ou mantém os sons a uma altura necessária dentro daquele compasso e também porque não estão sempre na música, eles aparecem acidentalmente. Fazem com que as notas sejam mais agudas (finas ou altas) ou mais graves (grossas ou baixas).
Os acidentes originaram em uma altura de idade média, quando não havia ainda altura do som bem definida e por esta razão havia dificuldade para ter a noção das distâncias entre as notas, daí que como as notas possuem graus e alturas diferentes as vezes não era possível assegurar disto sem marcar alguma diferença.
Estas diferenças surgiram na nota Si, e principalmente entre o Si e o Dó, sendo que este intervalo entra estas duas notas é dissonante e para evitar essa dissonância, a nota Si foi diminuída.
Estas diferenças surgiram na nota Si, e principalmente entre o Si e o Dó, sendo que este intervalo entra estas duas notas é dissonante e para evitar essa dissonância, a nota Si foi diminuída.
- Entre todas as sete notas apenas o Si é que foi rebaixada e como o Si era representado pela letra maiúscula B, foi então designado de “quadrado”, e veio a evoluir para o bequadro que significa nota sem alteração;
- Por conseguinte, a nota Si, quando tivesse o rebaixamento na sua afinação, deveria ser acompanhada por uma outra letra B chamada de molle, que mais tarde foi designada de “B mol” e depois evoluiu com a dinâmica do desenvolvimento da música para “Bemol”, como é conhecido hoje.
- Mais tarde, houve a necessidade de em vez de diminuir tonalidades, aumentá-las, e por isso foi adotado a letra “H” juntamente com a nota a ser aumentada e por sua vez evoluiu para o substenido, símbolo semelhante à “H”.
Os acidentes são:
- O Bemol – que serve para diminuir meio-tom na nota que é colocada;
- O Duplo Bemol – que serve para diminuir dois meios-tons ou um tom na nota que é colocada.
- O Substenido – que serve para aumentar meio-tom na nota que é colocada;
- O Duplo Substenido – que serve para aumentar dois meios-tons ou um tom na nota que é colocada.
- O Bequadro – que serve para anular ou cancelar os acidentes que o substenido e o bemol aplicaram à nota. É colocado na mesma nota mas sem o acidente bemol ou substenido.
Existem também, os acidentes que são denominados de microtonais:
- O Meio Bemol – que serve para diminuir um quarto de tom na nota que é colocado
- O Meio substenido – que serve para aumentar um quarto de tom na nota que é colocado.
Quando for usado um bemol ou um substenido após o uso de duplo bemol ou duplo substenido, este um bemol ou um substenido anula ou cancela o efeito dos duplos, mas não traz a nota acidentada ao natural, mas sim ao acidente bemol ou substenido, pois o único que traz a nota ao natural, eliminando o único ou o duplo bemol ou substenido é o bequadro.
Elas são representadas através de símbolos próprios e quando não são mais utilizados, em vez de não colocar símbolo algum, é colocado um outro símbolo que anula o anterior. Por exemplo, numa pauta musical se encontra a nota Dó substenido, quando a uma certa altura da pauta não se precisa mais do substenido na nota Dó, coloca-se Dó bequadro, para mostrar que não vale mais o substenido.
Na notação anglo-saxónica, ou notação por Cifras, em que se utiliza letras, as notas são representadas através destes letras e os símbolos dos acidentes são colocados em frente a estas notas: Dó substenido (C#) ou Fá bemol (Fb), ou qualquer das outras notas, sejam elas menores: Lá bemol menor (Abm) ou acrescentadas: Sol bemol sétima maior (Gb7+).
Quando se utiliza, numa pauta musical, um acidente (bemol ou substenido) numa nota, todas as notas iguais a ela passam a ser substenidas ou bemóis, daquele momento em diante até que se encontre esta mesma nota com um bequadro à frente para anular ou cancelar a partir dali o (s) acidente anteriormente imposto ou se não se encontrar elas ficam acidentadas até ao final da musica ou da peça ou do compasso – recebe o nome de acidente de cortesia.
As notas recebem os acidentes da seguinte forma:
Dó – Dó substenido
Ré bemol – Ré – Ré substenido
Mi bemol – Mi
Fá – Fá substenido
Sol bemol – Sol – Sol substenido
Lá bemol – Lá – Lá substenido
Si bemol – Si
Nota: todas as notas não podem receber o bemol e ou o substenido, entretanto, todas as notas podem receber o bequadro.
Existem cinco (5) notas que possuem substenido a saber:
- Dó, Ré, Fá, Sol, Lá, sendo que as notas: Mi e Si, não possuem substenido, ou seja não existe um meio-tom acima para ambas, pois o Substenido de Mi é Fá e o Substenido de Si é Dó. E existem cinco (5) notas que possuem bemol a saber (Ré, Mi, Sol, Lá, Si), sendo que as notas: Fá e Dó, não possuem bemol, ou seja não existe um meio-tom abaixo para ambas, pois o Bemol de Fá é Mi e o Bemol de Dó é Si.
Notas acidentadas a Substenido: Dó (C) – Dó substenido C#) – Ré (D) – Ré substenido (D#) – Mi (E) – Fá (F) – Fá substenido (F#) – Sol (G) – Sol substenido (G#) – Lá (A) – Lá substenido (A#) – Si (B) – Dó (C).
Notas acidentadas a Bemol: Si (B) – Si bemol (Bb) – Lá (A) – Lá bemol (Ab) – Sol (G) – Sol bemol (Gb) – Fá (F) – Mi (E) – Mi bemol (Eb) – Ré (D) – Ré bemol (Db) – Dó (C) – Si (B).
Confira o exemplo na seguinte pauta musical:
Portanto, concluímos que os acidentes são de grande importância para a música pois seu uso facilita a leitura, a interpretação, a facilidade e até a prática e a dinâmica hora da execução de uma partitura, uma peça, ou se calhar mais ainda na sua criação.