Conversão de pauta para cifra - MUSIC MAESTRY
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segunda-feira, 18 de maio de 2020

Conversão de pauta para cifra

Perante uma, pauta musical você pode ficar estupefato, pela razão de não saber interpretá-la corretamente ou pode ser que você apenas conheça algumas figuras e não todas ou pode ser que a ausência de um professor justifica a dificuldade. Entretanto vou dar-lhe uma alternativa que é converter a PAUTA em CIFRAS de modo que consiga resolver o problema na sua maioria. 

A Pauta musical possui características que não se pode encontrar nas cifras. Características como: 
  • A duração das notas, 
  • O compasso, 
  • O tempo da música, 
  • A altura das notas, etc. 
Quando converter uma pauta numa cifra, você não contará com estas características, pois a cifra é a notação anglo-saxónica, que traduz as notas em letras. As cifras não indicam notas mas sim acordes. Cada acorde recebe o nome da nota mais grave, sendo a primeira nota do acorde e chamado de baixo e às vezes pode ficar fora do seu lugar se fizer a inversão da acorde. 

Acorde é um conjunto de notas que podem ser: 
  • Tríades – é a formação básica dos acordes e se faz com apenas três notas. 
  • Tétrades – quando a formação se faz com quatro notas, sendo as três da formação tríade mais uma outra. 
  • Tétrades acrescentadas – quando a formação se faz com mais de quatro notas, tendo sempre a tríade como base. 
A Cifra constitui-se nas sete primeiras letras do alfabeto: A, B, C, D, E, F, G, estas letras devem sempre ser maiúsculas, correspondentes às notas Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, respetivamente. 
  • Exemplo: A – Lá; B – Si; C – Dó; D – Ré; E – Mi; F – Fá; G – Sol. 
Para fazer a conversão, você deve conhecer: 
  • O pentagrama, 
  • As figuras representativas (seus elementos), 
  • As Claves (Sol e Fá, pelo menos). 
Vou explicar-lhe isso de maneira que entenda de uma vez por todas! Confira! 
Aqui temos um Pentagrama, a Clave de Sol, três semibreves posicionadas. 
  • Pentagrama é um conjunto de cinco (5) linhas e quatro (4) espaços que serve para escrever notas e símbolos musicais. As notas são escritas encima da linha ou dentro dos espaços. Às vezes se as notas forem altas demais coloca-se mais linhas acima das cinco que são chamadas de linha suplementares superiores e se foram abaixo são linhas suplementares inferiores, consequentemente existirão espaços entre estas linhas, que também receberão os mesmos nomes. 
  • A Clave de é o símbolo que dá nome às notas que estão no pentagrama (nas linhas e nos espaços), neste caso a Clave de Sol, diz que a nota Sol está na segunda (2ª) linha contando de baixo para cima. Para isso começa-se com Sol na segunda linha indo para cima temos, espaço que vai ser a nota Lá, depois linha nota Si, depois espaço nota Dó, e assim por diante …. Indo para baixo temos espaço nota Fá, depois linha nota Mi, depois espaço nota Ré, depois linha nota Dó, e assim sucessivamente. 
  • Semibreve, é um símbolo musical que tem a duração de quatro (4) tempos que é como contar de um até quatro, pode ser rápido ou devagar, mas isto depende da duração que você quiser ou precisa. Existem as outras figuras que ficam por ordem de tempo: Semibreve – tem a duração de quatro tempos (4t) – metade da breve; Mínima – tem a duração de dois tempos (2t) – metade da semibreve; Semínima – tem a duração de um tempo (1t) – metade da mínima; Colcheia – tem a duração de um meio de tempo (1/2t) – metade da semínima; Semicolcheia – tem a duração de um quarto de tempo (1/4t) – metade da colcheia; Fusa – tem a duração de um oitavo de um oitavo de tempo (1/8t) – metade da semicolcheia; Semifusa – tem a duração de um dezasseis avos de tempo (1/16t) – metade da fusa. 
Vamos interpretar aquela pauta acima, em Cifra: 
  • Clave de Sol, significa que nota Sol está na 2ª linha; 
  • Clave de Sol, significa que nota Mi está na 1ª linha; 
  • Clave de Sol, significa que nota Dó esta na 1ª linha Suplementar. 
Então aquela pauta diz que temos de fazer três notas: Dó–Mi–Sol. O que nós temos aqui é uma formação de acordes tríades. Esta formação de Dó–Mi–Sol, é a formação do Acorde de Dó maior, representado pela Cifra ela letra: C. 

É desta maneira que se faz a conversão de uma Pauta em uma Cifra, que como você pode ver não é muito difícil. 

Aqui temos um Pentagrama, a Clave de Fá, três semibreves posicionadas. 
  • Pentagrama é um conjunto de cinco (5) linhas e quatro (4) espaços que serve para escrever notas e símbolos musicais. 
  • A Clave de é o símbolo que dá nome às notas que estão no pentagrama (nas linhas e nos espaços), neste caso a Clave de Fá, diz que a nota Fá está na quarta (4ª) linha contando de baixo para cima. Para isso começa-se com Fá na quarta linha indo para cima temos, espaço que vai ser a nota Sol, depois linha nota Lá, depois espaço nota Si, e assim por diante …. Indo para baixo temos espaço nota Mi, depois linha nota Ré, depois espaço nota Dó, depois linha nota Si, e assim sucessivamente. 
  • Semibreve, é um símbolo musical que tem a duração de quatro (4). 
Vamos interpretar aquela pauta acima, em Cifra: 
  • Clave de Fá, significa que nota Sol está no 4º espaço; 
  • Clave de Fá, significa que nota Mi está no 3º espaço; 
  • Clave de Fá, significa que nota Dó esta no 2º espaço. 
Então aquela pauta diz que temos de fazer três notas: Dó–Mi–Sol. O que nós temos aqui é uma formação de acordes tríades. Esta formação de Dó–Mi–Sol, é a formação do Acorde de Dó maior, representado pela Cifra ela letra: C. 

Então temos duas claves com notas posicionadas em lugares diferentes mas que formam o mesmo acorde. Isto acontece devido a certos tipos de instrumentos como o (teclado) possuem grande capacidade sonora qua atinge a notas muito altas que são tocadas na Clave de Sol e notas muito baixas que são tocadas na Clave de Fá. Daí que diz Armadura da Clave, quando ajuntamos duas ou mais Claves consoante a capacidade do instrumento e fazemos um pauta musical. 

Pronto, tudo feito! Agora você precisa estudar mais símbolos musicais e mais sobre este assunto, do resto é basicamente desta maneira que se faz a interpretação. 

Conversão bónus! 
Vou dar-lhe estas conversões bónus para lhe ajudar em futuras conversões. Confira esta conversão simples! 
Conversão! 
Nota: repare que você deve combinar as notas para poder formar um acorde, que pode, às vezes, ser natural ou pode ter notas acrescentadas formando acordes tétrades ou tétrades acrescentadas. Por isso, você deve conhecer as regras da formação de acordes. 

Vou apenas dar umas dicas de como se faz a formação de acordes, porem você pode ver a aula completa no artigo de formação de acordes aqui no blog: 
  • Portanto, a formação de acordes obedece a certas regras. Para formação de acordes maiores a regra é (1º grau – 3º grau – 5º grau) e para acordes menores é (1º grau – 3º grau menor – 5º grau). 
  • A regra para a formação de acorde menor é: 1º grau – 3º grau menor – 5º grau). Semelhantemente aos acordes maiores os graus (1º e 5º) permanecem os mesmos, mas o grau (3º) não. O terceiro grau (3º) deve ficar menor, isto é, deve ficar bemol, uma casa abaixo do que nas notas maiores. 
Confira esta conversão complexa, desta pauta, levando em consideração as notas musicais dos pentagramas, mas não se esqueça que aqui não é possível cifrar tempo ou duração das notas bem como o compasso, o ritmo, ou se calhar até parte da harmonia! 

Conversão! 
Como você pode notar, nem sempre tem que estar as figuras musicais na mesma posição para formar acordes, pode-se ajuntar mais figuras próximas ou dentro de um compasso que formam o mesmo acorde e outras que formam outros acordes. 
A ideia é que você ajunta das figuras que formam um acorde e as que não dão para formar o mesmo acorde devem formar um novo acorde.

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