Ouve-se muito, este nome “Tríade”, e pode parecer coisa estranha mas, não é. Este e outros são conceitos musicais que recebem nomes pelo facto de estarem intimamente relacionados como o conteúdo, assim como em outras áreas do saber nomes são dados a coisas, eventos, fenómenos, acontecimentos, descobertas, etc.
Tríade, significa, de acordo com o dicionário, conjunto de três; trindade; composto de órgãos, ou quaisquer estruturas. Mas, relativamente à música, quer dizer um acorde composto por três sons ou notas de alturas diferentes. A tríade, aparece no contexto da melodia, que indica uma harmonia em uma escala e estes acordes estão inseridos num campo harmónico.
Portanto, encontramos a (s) tríade (s), nas escalas e estas por sua vez possuem seus campos harmónicos (há um artigo no blog sobre campo harmónico), com intervalos, tons, semitons, etc. Cada acorde possui assim, três notas que estão entre os sete (7) naturais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) com ou sem acidentes (bemol, substenido).
A tríade, segue a regra de formação de acordes em posições dos graus, por exemplo os acordes maiores são formados a partir do: 1º-3º-5º graus, e os acorde menores a partir do: 1º-3º menor-5º graus (há um artigo no blog sobre formação de acordes).
Como mencionei, encontramos as tríades, com intervalos entre as três notas. Intervalos, são as outras notas que não fazem parte das três (tríades), mas são importantes para identificar as três (tríades). Na formação dos acordes maiores, se observa o seguinte intervalo:
Do primeiro (1º) grau (tónica) ao terceiro (3º) grau (terça) o intervalo é de dois (2) tons e do terceiro (3º) grau (terça) ao quinto (5º) grau (quinta) o intervalo é de um tom e meio (1,5).
- Exemplo: o acorde de Dó maior é formado por Dó – Mi – Sol, por isso, se verifica de Dó a Mi, existem dois (2) tons: Dó a Dó substenido (meio tom), Dó substenido a Ré (meio tom), Ré a Ré substenido (meio tom), Ré substenido a Mi (meio tom) = quatro (4) meio tons = dois (2) tons, e de Mi a Sol, existem um tom e meio (1,5), Mi a Fá (meio tom), Fá a Fá substenido (meio tom), Fá substenido a Sol (meio tom) = três (3) meio tons = um tom e meio (1,5).
- Acorde: Dó – (Dó substenido – Ré – Ré substenido – Mi) – Mi – (Mi – Fá – Fá substenido – Sol) – Sol. = C-E-G.
Na formação dos acordes menores, se observa o seguinte intervalo:
Do primeiro (1º) grau (tónica) ao terceiro (3º) grau (terça) menor o intervalo é de um tom e meio (1,5) e do terceiro (3º) grau menor (terça menor) ao quinto (5º) grau (quinta) o intervalo é de dois (2) tons.
- Exemplo: o acorde de Dó menor é formado por Dó – Mi bemol – Sol, por isso, se verifica de Dó a Mi bemol, existem um tom e meio (1,5): Dó a Dó substenido (meio tom), Dó substenido a Ré (meio tom), Ré a Ré substenido ou Mi bemol (meio tom) = três (3) meio tons = um tom e meio (1,5), e de Mi bemol a Sol, existem dois (2) tons, Mi bemol a Mi (meio tom), Mi a Fá (meio tom), Fá a Fá substenido (meio tom), Fá substenido a Sol (meio tom) = quatro (4) meio tons = dois (2) tons.
- Acorde: Dó – (Dó substenido – Ré – Ré substenido ou Mi bemol) – Mi bemol – (Mi bemol – Mi - Fá – Fá substenido – Sol bemol) – Sol bemol. = C-Eb-G.