NOTAÇÃO: Uma partitura não exprime apenas um instrumento. Pode incluir vários, cada um designado por voz e mesmo a letra da música. As partituras necessariamente incluem um ou mais pentagramas, que como o nome diz, possuem 5 linhas e 4 espaços. Cada linha pode representar diferentes notas musicais, dependendo da clave. As claves mais usuais são:
- Clave de Sol - a 2ª linha (contada de baixo para cima) sempre é a nota sol.
- Clave de Fá - a 4ª linha (contada de baixo para cima) sempre é a nota fá.
- Clave de Dó - a 3ª linha (central) (contada de baixo para cima) sempre é a nota dó.
NA PARTITURA ENCONTRAMOS SÍMBOLOS COMO:
- Semibreve, figura que possui maior duração (4 tempos); ou uma nota no compasso quaternário.
- Mínima, figura que possui a metade do tempo da Semibreve (2 tempos); ou duas notas no compasso quaternário.
- Semínima, figura que possui a metade do tempo da mínima (1 tempo); ou quatro notas no compasso quaternário.
- Colcheia, figura que possui a metade do tempo da semínima (1/2); ou oito notas no compasso quaternário.
- Semicolcheia, figura que possui metade do tempo da colcheia (1/4); ou dezasseis notas no compasso quaternário.
- Fusa, figura que possui metade do tempo da semicolcheia (1/8); ou trinta e duas notas no compasso quaternário.
- Semifusa, figura que possui metade do tempo da fusa (1/16); ou sessenta e quatro notas no compasso quaternário
ALTERAÇÃO OU ACIDENTES: o sustenido, o bemol, o dobrado sustenido e o dobrado bemol. São representados sempre à esquerda de uma figura e/ou à direita das cifras. Um sustenido desloca a altura de uma nota em um meio-tom acima (na escala), um dobrado sustenido desloca o som em um tom acima, um bemol desloca a altura de uma nota em um meio-tom abaixo e o dobrado bemol desloca o som em um tom abaixo.
Pode-se dizer que um "Fá sustenido" (Fá#) é a mesma nota que um "Sol bemol" (Sol♭), porém, devido às características de cada instrumento (e à sua própria disposição da escala), esta altura pode variar.
PAUTA OU PENTAGRAMA é o conjunto de 5 linhas horizontais, paralelas e equidistantes que formam, entre si, 4 espaços onde são escritas as notas. A música, como regra geral, é escrita nela, o sistema de notação da música ocidental. No início do uso da pauta usava-se apenas uma linha colorida, datada do século IX. Tempos depois outras linhas foram sendo acrescentadas, o pentagrama que usamos hoje, estabelecido no século XI, foi definitivamente usado a partir do século XVII. As linhas e espaços são contados de baixo para cima.
REPRESENTAÇÃO DAS ALTURAS CLAVE - clave de Sol, clave de Fá, clave de Dó. Propõe toda a representação musical a uma que mais se adeque ao instrumento que a irá reproduzir. Às vozes graves usam a clave de Fá, as mais agudas usam a clave de Sol. É a clave define a partida/nome para notas musicais.
Se precisarmos representar notas mais graves ou agudas do que as nove notas representáveis nas linha ou espaços do pentagrama, utilizamos LINHAS e espaços SUPLEMENTARES abaixo ou acima da pauta.
- Acima: suplementares superiores;
- Abaixo: suplementares inferiores.
OS SÍMBOLOS das notas podem ser escritos sobre cada uma das cinco linhas ou dentro dos quatro espaços da pauta. A altura das notas depende desta posição,