A ESCALA CROMÁTICA – é aquela que possui as doze notas, sendo as sete naturais e as cinco acidentadas, ou seja começa e vai subindo, contando os substenidos ou vai descendo contando os bemóis: Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si ou Si, Lá, Láb, Sol, Solb, Fá, Mi, Mib, Ré, Réb, Dó, Dób.
PARA ENTENDERMOS A ESCALA CROMÁTICA, pega o padrão da escala de dó maior e insira os 12 sons existentes entre as notas que têm entre si o intervalo de um meio-tom ou semitom. No violão, siga melodicamente casa por casa (semitom por semitom) até a 12ª nota/casa, a partir desta se repetirá a escala. A Escala Cromática possui um único formato, pois utiliza os 12 sons da escala ocidental, por isso, nada (teoricamente) muda a nota de início. Veja o exemplo de Dó a Si, por semitom: C-C#-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#-B
Portando, agora começando na 1ª casa, aumentamos um meio-tom, ou seja, um substenido (#) na corda solta. Confira nomes das cordas e das notas quando pressionamo-las na 1ª casa, partindo de baixo para cima:
- 1ª corda (nota mi, corda solta), primeira casa com a corda pressionada é a nota Fá (F).
- 2ª corda (nota si, corda solta), segunda casa com a corda pressionada é a nota Dó (C).
- 3ª corda (nota sol, corda solta), terceira casa com a corda pressionada é a nota Sol Substenido (G#).
- 4ª corda (nota ré, corda solta), quarta casa com a corda pressionada é a nota Ré substenido (D#).
- 5ª corda (nota lá, corda solta), quinta casa com a corda pressionada é a nota Lá substenido (A#).
- 6ª corda (nota mi, corda solta), sexta casa com a corda pressionada é a nota Fá (F).
BRAÇO DO VIOLÃO: As cordas estão soltas quando afinadas, por isso cada corda solta recebe um nome e este nome é ao mesmo tempo nome da corda e nome da nota, ou seja, o tom que ela produz quando afinada. As cordas estão dispostas de baixo para cima, partindo da primeira: Mi agudo (E), segunda: Si (B), terceira Sol (G), quarta Ré (D), quinta Lá (A), sexta e última Mi grave (E).