Todos nós, músicos, que tocamos instrumentos de cordas sabemos a importância de uma boa Palheta. Isto aparece, como insubstituível na prática musical, fazendo com se torne um assunto de extrema importância entre nós. Por isso, a justificável razão de procurar uma palheta boa e adequada, aparece como sobressaída.
Se é que você procura uma boa palheta, esta procura de uma palheta, nunca deve depender de cor, desenhos, símbolos, mas sim de:
- Material
- Marca
- Formato
- Grossura
Ou seja, a importância deve ser dada à qualidade, primeiramente e só depois de tê-la garantido, vai se interessar pela estética. Considerando, os seus dedos e sua sensibilidade, o tamanho da sua mão, o tipo de violão, o tipo de cordas, o efeito desejado na produção da melodia, você escolhe a palheta.
Vamos ver algumas características das palhetas, que lhe ajudarão na procura da melhor:
Grossura das palhetas:
A grossura ou a espessura das palhetas apresenta como muito importante, pois se for grossa demais vai ser também dura e exige mais habilidade no toque nas cordas e se for mole demais da mesma forma vai exigir habilidade que garanta um ecoo do som suficientemente alto para ser ouvido, portanto considere a espessura para poder ter uma rapidez acentuada e desejada. A espessura se relaciona com flexibilidade e limita-se entre os 0,38 milímetros aos 3,0 milímetros.
Os estudos mostram que existem estes tipos de palhetas que podem equilibrar em:
- Menor de 0,4 milímetro – também conhecida com Extra-fina, muito leve e de fácil destreza.
- De 0,4 milímetro a 0,63 milímetro – produz som devido a sua elasticidade.
- De 0,63 milímetro a 0,85 milímetro - são as medidas médias, e por isso mostram equilibro entre os mais leves e os mais pesados, portanto são as preferidas entre os guitarristas.
- De 0,85 milímetro a 1,22 milímetro – também conhecida como palheta pesada, que produz som alto e claro, tornando-se muito bom para uso em solos e notas fortes.
- De 1,22 milímetro a tamanhos maiores – muito conhecida por ser o tamanho maior, chamado de Extrapesada, usada em Baixo para alem de guitarras.
![]() |
multisom.com.br |
A forma das palhetas:
O contorno das palhetas, garantem uma forma personalizada, fazendo com que o formato seja mais uma dentre as muitas características mais procuradas, pelo facto da apresentação sobressair entre as mais variadas características. Existem formatos geralmente, conhecidos e padronizados mas também, existem formatos personalizados. Alguns dos formatos variam de:
- Forma triangular, quadrangular, arredondadas,
- Formas personalizadas (caveira, pontiagudas, …) a dedeiras.
Materiais utilizados na fabricação das palhetas
A produção das palhetas padronizadas ou personalizadas com diversos tipos de materiais, influenciam grandemente na produção de melodia e se faz através do uso de materiais que podem ser:
- Plástico – é de fácil produção e versátil, a qualquer tipo de cordas;
- Madeira – é de sonoridade limpa e pode ser de sonoridade abafada, consoante a técnica do tocador, entretanto durante muito tempo de uso a madeira fica se desgastanto tocando as cordas, principalmente se forem de aço.
- Metal – é de excelente sonoridade, forte, clara e fina, entretanto exerce a mesma função que a de madeira porém, nas cordas, que por muito usar se esfrega nas cordas desgastando as cordas.
- Sintético – é de tipos variados e permite boa sonoridade e por ser de material como celulose, não tem muita duração ou resistência.
- Nylon – é muito fina e mole, precisa de muito cuidado para não se quebrar devido a fraca flexibilidade e perdem qualidade com o passar do tempo.
- Acrílico – é muito resistente e garante boa sonoridade bem como possui um peso muito leve apesar de não ser muito flexível.
Existem também os mais antigos e fabricados com materiais muito diferentes, a saber:
- Casco de tartaruga – eram muito utilizados mas devidos a leis ambientais, foram proibidos, porém existem fabricantes que falsificam este material.
- Tortex – foram feitas depois da proibição das palhetas feitas de casco de tartaruga. Possui muita durabilidade e resistência. Tem boa sonoridade e é de fácil utilização.
![]() |
personaliteleiloes.com.br/
|
Melhores palhetas conhecidos:
- Leap – desenvolvida pela Bog Street Music, é uma ou senão a melhor palheta do mundo, com um buraco ao meio de maneria que fique preso aos dedos que a asseguram. Seu tamanho varia de 0.73 milímetro a 0.996 milímetro (quase um milímetro) e 1,5 milímetro.
- Exóticas – estas palhetas são fruto de criatividade que não tem fim. Podem ser de Acetato e Delrex; Vidro; Jellifish. São raros, consistentes, tamanhos variados, e a sonoridade é bem definida para cada um. O som limpo e claro, estridente e forte, são suas características. São palhetas projetadas para fins específicos e com o objetivo de atingir certo tipo de som.
- Rhythm – destacado por sua leve espessura que varia entre os 0.45 milímetros a 0.70 milímetros e a 0.80 milímetros, possui sonoridade sem igual.
- Brilhantes – são as que possuem materiais brilhantes para escuridão.
![]() |
blog.mundomax.com.br
|
Fica a dica: conserve a sua palheta em lugar com temperatura ambiente e preste sempre atenção se a palheta não está sendo danificada pelas cordas ou se as cordas não estão a danifica-la. Caso isto estiver a acontecer, cuide de cada uma.