Slide na Guitarra - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Slide na Guitarra

Para a guitarra, as técnicas variam e há quem cria as suas próprias conforme seu estilo, a música que toca, o grupo a que pertence, por aí fora. Mas tocar as cordas não está sujeita a apenas uma experiência nem aquelas já existentes apenas. Para produzir melodia agradável e necessária, qualidade de instrumento bem como técnica adequada. 

Você precisa saber que entre no slide, o uso de materiais é diversificado. Existem materiais de vidros para slide e existem materiais de metal para slide, entretanto cada um produz melodia diferente: 
  • No material de metal: a melodia é mais forte ou quente; o som propaga por mais tempo; 
  • No material de vidro: a melodia é mais fraca ou fria; o som propaga por menos tempo; 
Fazer slide na guitarra, é a mesma coisa que tocá-la de uma outra maneira. Esta maneira de tocá-la é baseada em uso de um cilindro oco que pode ser de metal ou vidro, que quando se desliza sobre as cordas e trastes produzem sons suaves, embora cada material produza um som diferente, todos produzem sons. 

Esta técnica é feita: 
  • Colocando o slide ou bottleneck, em cima da corda a ser tocada e exercendo pressão, sendo que esta pressão pode fazer com que as cordas encostem nos trastes produzindo um tipo de som; 
  • Colocando o slide ou bottleneck, em cima da corda a ser tocada e exercendo pressão, sendo que esta pressão pode fazer com que as cordas não encostem nos trastes, produzindo assim outro tipo de som. 
Vamos ver outras técnicas na Guitarra: 
  • H - Hammer-on – se faz utilizando um dedo que fica numa casa qualquer (ou à escolha) e o segundo dedo é que vai fazer o hammer-on, que é uma espécie de martelada na casa mais afrente (ou onde se quer), e você bate esse segundo dedo encima da corda na casa onde quer fazer a nota mas sem tocar a corda com a mão direita, é esta martelada que se chama hammer-on. 
wikibooks.org/wiki/Guitar/Hammer-ons
  • P - Pull-off – quando você executa o hammer-on, você retira o dedo que fez o hammer-on deixando o primeiro dedo reproduzindo o som dessa retirada. 
  • / - Deslizar para cima – acontece quando você corre o dedo (da mão esquerda) que está a fazer o solo arrastando de uma casa até a outra mais a frente. Essa técnica encima da corda origina o som desde o seu início até ao seu final. Então em vez de ouvir o som da primeira casa e da última, você ouve o som da primeira casa e das outras intermediárias até a última, por causa do deslizar. Pode começar da primeira casa arrastando o dedo até a última do braço da guitarra. 
  • \ - Deslizar para baixo – é processo inverso do deslizar para cima. Acontece quando em vez de partir de uma casa que está atrás para ou que está à frente, parte-se de uma casa que está mais à frente para outra que fica atrás. Daí se ouve sons descendentes ou bemóis, até chegar na casa desejada. Pode começar da última casa arrastando o dedo até a primeira do braço da guitarra. 
  • ~ - Vibrato – você executa esta técnica, tremendo o dedo encima da corda numa casa, fazendo com que a corda produza um som trémulo ou um baloiçar, semelhante ao do violino, ou ao som que a alavanca da guitarra faz quanto utilizada. Vibrato é fazer vibrar ou oscilar a corda. 
leadguitarlessons.com/guitar-lessons/technique/vibrato
  • + - Harmónica artificial – é uma técnica feita, com o uso também da palheta. Quando você toca com a palheta, ela deve estar inteira, ou seja palheta boa e depois você faz o vibrato o vibrato nas cordas mas isto na faz o harmónico, o que faz é que quando você toca com a palheta você deve deixa que a lateral do dedo que segura a palheta deve encostar na corda logo depois que você der a palhetada na corda e é este encoste que vai fazer o harmónico artificial. Usa a palheta e deixa o dedo encostar na corda enquanto ela ainda vibra. 
  • X - Nota morta – é aquela nota que aparece na tablatura sinalizada com um “x”, isto quer dizer que você abafa o dedo encima da corda e não produz o som claro e nítido mas sim como um “plac”. As vezes se utiliza a mão esquerda inteira para abafar as cordas todas, então é chamada de nota morta por causa do som que produz e da forma como é feita. Morta porque a nota não produz o som que deveria produzir. 
  • B - Bend – semelhante ao vibrato, aqui a corda produz um som por causa do empurrão que você vai dar nela depois que tocá-la. Você empurra a corda até encostar nas outras cordas mais acima ou mais abaixo, produzindo sons devido aos empurrões recebidos. É uma espécie de encurvar a corda tocada até alcançar as outras que não são tocadas dentro da mesma casa na vertical, subindo-as ou descendo-as. 
auladeviolaofacil

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK