Dedilhado no violão - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Dedilhado no violão

Uma das formas de tocar o violão, é chamada de “dedilhado”. Dedilhado porque é uma atividade exclusivamente dos dedos nas cordas. É uma forma conhecida mundialmente em práticas profissionais e amadoras, numa performance musical. 

Músicas clássicas, ou as apresentadas a solo, são mais dedicadas ao dedilhado, pois se consegue sentir o sentimento que as harmonias do instrumento e da voz produzem. Geralmente toca-se dedilhado em um instrumento tocado sozinho ou acompanhado por apenas outro instrumento de modo a ouvir toda a expressão. Claro que não é uma regra! 

Dependendo da musica, o tipo mais adequado do dedilhado, pois não existe apenas um ou dois tipos. Consequentemente o desempenho depende muito do tocador e a sua habilidade. 

Para fazer dedilhado devemos considerar alguns aspetos de extrema importância: 
  • A numeração e nomeação dos dedos – os dedos são numerados e nomeados de acordo com o modelo tradicional conhecido: Polegar (P); Indicador (I); Médio (M); Anelar (A); 
  • O posicionamento dos dedos – depois de numerados e nomeados, os dedos ocupam as cordas respetivas. Sabendo que o violão possui as cordas dispostas de baixo para cima: 
  1. Mi agudo (E). 
  2. Si (B). 
  3. Sol (G). 
  4. Ré (D). 
  5. Lá (A) 
  6. Mi grave (E). 
O posicionamento dos dedos respeitam a seguinte regra dos dedos, a saber: 
  1. O dedo Polegar (P) fica responsável das três cordas bordões ou baixo, que são as cordas mais grossas do violão, começando de baixo para cima temos Corda Ré, Corda Lá e Corda Mi; 
  2. O dedo Indicador (I) fica responsável pela Corda Sol apenas; 
  3. O dedo Médio (M) fica responsável pela Corda Si apenas; 
  4. O dedo Anelar (A) fica responsável pela Corda Mi apenas. 
pinterest.com/julianaaraujo36/tablatura/
  • A Ordem de dedilhado – não existe ordem de funcionamento dos dedos, ou seja, não existe qual dedo é primeiro e qual é segundo a tocar, pois é aqui que entra a versatilidade do dedilhado e a suas milhões de formas de ser feito. Você cria a sua própria ordem e a sua própria dinâmica. Tudo depende da sua criatividade, habilidade e estilo de música. 
  • A importância das unhas – as unhas são importantes elementos na prática do dedilhado, pois como você vê, na figura, se possuir unhas compridas, elas tocam as cordas facilmente pois conseguem tocar nelas sem qualquer dificuldades, mas se não possuir unhas, os dedos devem fazer esta parte e cria mais dificuldade pois se a pessoa possuir dedos grossos não conseguem ficar entre as cordas e muito menos, ou doutra maneira é indicado criar as unhas. 
  • E o Dedo mindinho? – aí entra outra capacidade do tocador. Na verdade este dedo fica fora do esquema de quatro dedos, mas você pode incluí-lo no esquema, de modo que ele toque a primeira corda Mi agudo, e os outros dedos tocam as cordas acima ordenadamente, e o dedo polegar fica com apenas as cordas Lá e Mi grave, mas se não consegue pode apenas deixá-lo descansando na tampa do violão mesmo. 
Dicas: 
  1. Os dedos ficam sempre com as unhas tocando as cordas na parte inferior. 
  2. Inicialmente pode seguir a ordem P.P.P.I.M.A e o contraio A.M.I.P.P.P. ou trocar à sua escolha. 
  3. Ponha o seu violão na posição vertical e sente-se na forma ereta, ou então não ligue para isso e ponha o violão sobre as suas pernas na horizontal e dedilhe bastante. 
  4. A mão deve ficar como se estivesse segurando uma “ bola ping-pong”, com formato de concha. 
  5. Tire meia hora por dia somente para o dedilhado. 
  6. Dedilhe primeiramente até memorizar a logica sem fazer notas com a mão esquerda e só depois faça acompanhado das notas. 
Aprenda também os dedilhados mais famosos do mundo, a sua música e a sua banda: 
  1. Dedilhado da música “Aleluia”; 
  2. Dedilhado da música “More than words” – Banda Extreme; 
  3. Dedilhado da música “Hotel Califórnia”.

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK