Como você deve saber, “Batidas” é o nome dado quando com mão cheia batemos as cordas dos instrumentos de cordas, para produzi som, há quem o chame de “mãozada”. Apesar das denominações por parte das pessoas, a ideia aqui é apresentar que o bater das mãos nas cordas fazem soar e vibrar as cordas, produzindo sons desejados.
Esta forma de tocar é muito utilizada e conhecida nas atividades como festas, noivados, contatas, paródias, serenatas, tocatinas, etc.
Para facilitar, você deve:
- Utilizar os dedos: Indicador, médio, anelar e mindinho durante as batidas.
- O dedo polegar deve ficar de fora caso você precise dele para fazer o baixo ou dar aquele som mais grave.
- Memorizar a batida daquela música em particular.
- Cada música tem a sua própria batida (exceto casos em que na musicas com mesmo ritmo e tempo podem ser utilizadas o mesma batida).
- Apesar de ser batida, você não pode tocar as cordas de qualquer maneira sem respeitando a mais importante regra que é: A corda mais grossa (bordão ou baixo) é tocada se ela for a nota principal do acorde.
Exemplos com acordes maiores:
Quando vai fazer batida, não pode tocar todas as seis cordas do violão, mas sim a partir (começando de cima para baixo) da corda mais grossa que é a nota principal do acorde:
- Nota Dó – começa a batida a partir da quinta corda (começando de baixo para cima) Lá, porque o dedo que pressiona a casa torna aquela corda na nota Dó – a corda solta anterior superior, Mi, não pode ser batida.
- Nota Ré – começa a batida a partir da quarta corda (começando de baixo para cima) Ré, porque a corda solta é a nota Ré – as cordas soltas anteriores superiores, Lá e Mi, não podem ser batidas.
- Nota Fá – começa a batida a partir da quarta corda (começando de baixo para cima) Fá, porque o dedo que pressiona a casa torna aquela corda na nota Fá – as cordas soltas anteriores superiores, Lá e Mi, não podem ser batidas.
- Nota Lá – começa a batida a partir da quinta corda (começando de baixo para cima) Lá, porque a corda solta é a nota Lá – a corda solta anterior superior, Mi, não pode ser batida.
- Nota Si – começar da quinta corda (começando de baixo para cima) Si, porque o dedo que pressiona a casa torna aquela corda na nota Si – a corda solta anterior superior, Mi, não pode ser batida.
Exemplos com os acordes maiores:
Quando vai fazer batida, pode tocar todas as seis cordas do violão sim, a partir (começando de cima para baixo) da corda mais grossa (Mi) que é a nota principal do acorde:
- Nota Mi – começa a batida a partir da sexta corda (começando de baixo para cima) Mi, porque a corda solta é a nota Mi.
- Nota Sol – começa a batida a partir da sexta corda (começando de baixo para cima) Sol, porque o dedo que pressiona a casa torna aquela corda na nota Sol.
A criatividade é sua. A representação das batidas e feita utilizando setas que indicam o sentido que a mão direita deve seguir durante a batida.
Nota: você aplica esta regra para a execução de todas as outras notas, para uma boa e melhor sonoridade. As batidas podem ser:
- Cima, baixo, baixo, cima, baixo;
- Baixo, baixo, cima, baixo, baixo;
- Só baixo;
- Não deixe de praticar, com velocidade, lenta, moderada e rápida, consoante o seu desenvolvimento.
- Experimente fazer batida somente com um dedo, ou dois dedos ao invés de sempre com a mão cheia.
- Olhe para as cordas se estiver batendo nas cordas certas.
- Treine acordes com barra inteira, de modo a poder bater em todas as cordas.
- Treine acordes sem barra para poder saber distinguir até onde bater.