Os materiais que são utilizados na construção ou fabricação das cordas são:
- Nylon
- Aço
- Níquel
- Ouro
- Titânio
- Bronze
- Latão
- Marcas de violão
Por alguns as cordas são as que ficam por dentro do revestimento quando as cordas são revestidas, mas a verdade é que a corda é toda ela (o que está dentro e o revestimento que está de fora), por isso existem os vários tipos de cordas e não apenas o Nylon e o Aço. Para isso, vejámo-los e suas características:
- Cordas de Nylon – são de material leve e baixo custo. Produzem som fechado quando não forem amplificadas. Muito utilizadas na música clássica com o uso de palheta de plástico ou tocadas a dedilhado. Exercem menor força no cavalete e consequentemente, não danificam o instrumento devido a tensão que as cordas exercem quando são afinadas. Possuem maior flexibilidade e são colocadas em violões feitos especificamente para estas cordas. Existem alguns tipos de cordas de nylon:
- Nylon preto – sons harmónicos.
- Nylon composta – dispõe de multi-filamentos, com extensa capacidade de duração e distância sonora, com sons ascendentes de agudos e muito utilizados em tocatinas.
- Nylon puro – dispõe de um só filamento e som estridente.
- Nylon retificado – dispõe de filamentos circulares com melhoria sonora.
- Cordas de Níquel – não são feitas de níquel totalmente, mas são revestidas com este material, entretanto existem as cordas (níquel puro) que são feitas totalmente de níquel.
- Cordas de Ouro – são cordas revestidas (24 quilates) de ouro. Pode ser exibição, beleza, riqueza, etc. as razoes;
- Cordas de Titânio – feitas deste material, garantem som, beleza, e volume, adequados, desejados e equilibrados.
- Cordas de Bronze – são na sua totalidade, portadoras de percentagens de fósforo, cobre (80%) e zinco (20%), e possui grande capacidade de oxidação, e portanto, envelhecem com facilidade, apesar de apresentarem aparência clara e com brilho, o que pode ser confundida com alta qualidade e durabilidade.
- Cordas de Latão – são feitas de material metálico e pouco utilizado devido a sua qualidade e durabilidade, apesar de apresentar um som semelhante ao seu material de construção: metálico.
- Cordas de Aço – são feitas de aço inox, como quem já as utilizou, produzem bom agradável ao ouvido, bem como forte e sensível quando utilizados metas de apoio como palhetas e dedais. Possui grossura fina, pesam mais do que as outras cordas. Podem ser utilizadas em diversos tipos de violão e são as mais usadas na música rock’n Roll.
- Cordas de Marcas de violão - são as cordas que os fabricantes de instrumentos confecionam com características próprias.
Quanto à qualidade sonora das cordas podemos destacar:
- As cordas que são utilizadas em violões e guitarras, possuem timbres abertos ou agudos, garantindo a sonoridade desejada.
- As cordas que fazem o equilíbrio entre as sonoridades aguda e grave.
- As cordas que são da possessão do timbre mais grave, que produzem som mais tacanho.
Resumindo, desde o seu início na antiguidade, a existência das cordas foi condicionada a testes e alterações, de modo que hoje temos diversidades delas, como tamanhos, modificações, espessuras, diâmetro, características diversas e diferentes, para o bom uso na música e suas vertentes.
- Você deve saber que violões que utilizam cordas de nylon, não devem receber cordas de aço, pois são mais frágeis e dificilmente conseguem durar muito tempo sem empenar ou desregular as medidas das escalas.
- Procure sempre cordas levando em consideração a sua tensão e os materiais nelas utilizados.
- Nunca cordeie seu violão sem levar em consideração o tipo de música, o tipo de violão e sua estrutura física, o estilo de música a ser tocado, as condições das cordas, seu preço, a sua durabilidade, a sua calibragem, suas características.