Primeiramente, preciso esclarecer, que quando se fala de acordes, não se trata de notas, por isso vejamos as suas definições:
- Nota – um som, produzido que possui uma altura certa e definida;
- Acorde – é um conjunto de notas. (a partir de duas notas)
A regra para a formação de acorde maior é: 1º grau – 3º grau – 5º grau), por isso há em cada acorde maior as seguintes notas:
- Acorde de Dó tem as notas – Dó (C) – Mi (E) – Sol (G)
- Acorde de Ré tem as notas - Ré (D) – Fá Substenido (F#) – Lá (A)
- Acorde de Mi tem as notas – Mi (E) – Sol Substenido (G#) – Si (B)
- Acorde de Fá tem as notas - Fá (F) – Lá (A) – Dó (C)
- Acorde de Sol tem as notas - Sol (G) – Si (B) – Ré (D)
- Acorde de Lá tem as notas - Lá (A) – Dó Substenido (C#) – Mi (E)
- Acorde de Si tem as notas - Si (B) – Ré Substenido (D#) – Fá Substenido (F#)
A regra para a formação de acorde menor é: 1º grau – 3º grau menor – 5º grau). Semelhantemente aos acordes maiores os graus (1º e 5º) permanecem os mesmos, mas o grau (3º) não. O terceiro grau (3º) deve ficar menor, isto é, deve ficar bemol, uma casa mais atrás do que nas notas maiores. Esta é a única diferença entre uma nota maior e menor, obviamente produz a melodia triste por esta terça ser menor, por isso há em cada acorde menor as seguintes notas:
- Acorde de Dó Menor tem as notas – Dó (C) – Mi Bemol (Eb) – Sol (G)
- Acorde de Ré Menor tem as notas - Ré (D) – Fá (F) – Lá (A)
- Acorde de Mi Menor tem as notas – Mi (E) – Sol (G) – Si (B)
- Acorde de Fá Menor tem as notas - Fá (F) – Lá Bemol (Ab) – Dó (C)
- Acorde de Sol Menor tem as notas - Sol (G) – Si Bemol (Bb) – Ré (D)
- Acorde de Lá Menor tem as notas - Lá (A) – Dó (C) – Mi (E)
- Acorde de Si Menor tem as notas - Si (B) – Ré (D) – Fá Substenido (F#)