Vejamos:
_________________________5ª________________
4º
_____________________4ª____________________
3º
_________________3ª________________________
2º
____________2ª_____________________________
1º
________1ª_________________________________
A sonoridade das notas variam de agudo para grave, começando de baixo para cima.
Veja o exemplo:
Agudo
___________________________________0______
_________________________0________________
________________0_________________________
______0___________________________________
_0________________________________________
Grave
Quando as linhas forem poucas para escrever a notas, aumenta-se as linhas na parte superior do pentagrama e recebe o nome de linhas suplementares superiores e quando são aumentadas na parte de baixo são chamadas de linhas suplementares inferiores. Estas linhas não terão o mesmo tamanho que as demais cinco do pentagrama, mas sim um pequenino tamanho suficiente para escrever o símbolo musical. É colocada apenas a quantidade necessária.
Veja o exemplo:
____
____
____
____
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
____
____
____
____
Nos espaços e nas linhas se escreve símbolos musicais que se tornam notas quando é colocado uma clave. Cada pentagrama leva uma clave apenas.
As claves são:
- Clave de Sol – é a clave que dá o nome às notas colocadas no pentagrama, partindo na nota Sol, na segunda linha contando de baixo para cima, sempre contando linha uma nota, espaço outra nota, depois linha a nota a seguir e espaço a nota a seguir, e assim sucessivamente. Esta clave é usada para instrumentos com sons agudos, como o violino, o violão, a flauta, etc.
- Clave de Dó - é a clave que dá o nome às notas colocadas no pentagrama, partindo na nota Dó, na terceira linha contando de baixo para cima, sempre contando linha uma nota, espaço outra nota, depois linha a nota a seguir e espaço a nota a seguir, e assim sucessivamente. Esta clave é usada para instrumentos com sons médios, como o trombone, a viola, a trompa, etc.
- Clave de Fá - é a clave que dá o nome às notas colocadas no pentagrama, partindo na nota Fá, na quarta linha contando de baixo para cima, sempre contando linha uma nota, espaço outra nota, depois linha a nota a seguir e espaço a nota a seguir, e assim sucessivamente. Esta clave é usada para instrumentos com sons graves, como o contrabaixo, o violoncelo, etc.
- Clave de Percussão: é a clave usada para instrumentos que não tem uma altura de som certa, daí que cada linha e cada espaço vai representar um instrumento específico. A bateria, os pratos, etc.
Figuras de tempo – são símbolos musicais que representam ao mesmo tempo as notas e pausas e os seus referidos tempos nos mesmos símbolos. Representam tempo mesmo estando fora do pentagrama, mas só representam notas quando colocadas no pentagrama e o pentagrama estiver com a clave, caso contrário não representam notas.
Estas figuras têm na sua composição as partes das mesmas que têm seus respetivos nomes.
- Bandeirola - é a parte superior que se parece com um fio encurvado.
- Haste - como se fosse o pau que sustenta a cabeça e a bandeirola.
- Cabeça - é o circulo que fica em baixo ou encima que pode ser preto ou branco/vazio
Para cada uma das figuras musicais (notas), existem um nome e um tempo correspondente, siga:
- Máxima – usada na música medieval, tem a duração de trinta e dois tempos (32t)
- Longa – música medieval, tem a duração de dezasseis tempos (16t) – metade da máxima.
- Breve – pouco utilizado atualmente, tem a duração de oito tempos (8t) – metade da longa.
- Semibreve – tem a duração de quatro tempos (4t) – metade da breve.
- Mínima – tem a duração de dois tempos (2t) – metade da semibreve.
- Semínima – tem a duração de um tempo (1t) – metade da mínima.
- Colcheia – tem a duração de um meio de tempo (1/2t) – metade da semínima.
- Semicolcheia – tem a duração de um quarto de tempo (1/4t) – metade da colcheia.
- Fusa – tem a duração de um oitavo de um oitavo de tempo (1/8t) – metade da semicolcheia.
- Semifusa – tem a duração de um dezasseis avos de tempo (1/16t) – metade da fusa.
Para cada figura musical (pausa), existem um nome e um tempo correspondente, siga:
- Pausa de Máxima – usada na música medieval, tem a duração de trinta e dois tempos (32t)
- Pausa de Longa – medieval, tem a duração de dezasseis tempos (16t) – metade da máxima.
- Pausa de Breve – pouco utlizado, tem a duração de oito tempos (8t) – metade da longa.
- Pausa de Semibreve – tem a duração de quatro tempos (4t) – metade da breve.
- Pausa de Mínima – tem a duração de dois tempos (2t) – metade da semibreve.
- Pausa de Semínima – tem a duração de um tempo (1t) – metade da mínima.
- Pausa de Colcheia – tem a duração de um meio de tempo (1/2t) – metade da semínima.
- Pausa de Semicolcheia – tem a duração de um quarto de tempo (1/4t) – metade da colcheia.
- Pausa de Fusa – tem a duração de um oitavo de um oitavo de tempo (1/8t) – metade da semicolcheia.
- Pausa de Semifusa – tem a duração de um dezasseis avos de tempo (1/16t) – metade da fusa.
Confirma a leitura do seguinte pentagrama:
Esta pauta:
- Possui as cindo linhas e os quatros espaços e também as linhas suplementares inferiores,
- Possui a clave de sol dando a todas as notas nomes, possui as figuras musicais (notas),
- Possui a Cifra com nota natural e dissonantes (notas em cima C6, C7, Db6/F, F, F7+, F2, F/A),
- Possui também dois números 4 um em baixo do outro que indicam o tipo de compasso,
- Possui também um símbolo bemol (b) junta mente em cima da terceira linha que é neste caso a nota Si que passa a Sib por causa daquele bemol, e todas as notas que forem Si, passam a Sib, até encontrar uma outra figure que anule esta aplicação geral,
- Possui a última coisa que vamos falar que é o Compasso.
Compasso - é a divisão do pentagrama (o pentagrama está dividido por uma linha reta na vertical entre o C7 e o Bb6/F) em tempos, ritmos, pulso, com figuras e pausas musicais. Repare que esta pauta contém apenas dois compassos simples. Existem vários tipos de compasso: simples, binário, ternário, quaternário, …
A Partitura, por sua vez está ligada à pauta ou pentagrama, mas ela traz as vozes de cada instrumento. E como alguns instrumentos têm extensão maior automaticamente precisam de mais de uma pauta, por isso encontramos nas partituras mais de uma pentagrama e mais de uma clave para poder atender as funcionalidades musicais destes instrumentos como o teclado, o piano, o acordeão, ou outro.