Pauta musical - MUSIC MAESTRY
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terça-feira, 12 de maio de 2020

Pauta musical

Conhecendo o Pentagrama ou Pauta: No sistema de notação ocidental, o pentagrama/pauta significa, que a palavra já diz, são cinco (5) linhas e (4) espaços, formando um conjunto de linhas e espaços que servem para colocar símbolos musicais que podem ser traduzidos em som, utilizando os instrumentos musicais. As pautas surgiram na idade media e foram aperfeiçoadas por Guido D’Árezzo, para representar a altura das notas, o compasso da música e as durações das notas para acompanharem a música e o canto Gregoriano. As linhas são enumeradas de baixo para cima de um (1) a cinco (5), assim como os espaços são enumerados de baixo para cima de um (1) a quatro (4). 
Vejamos: 
_________________________5ª________________ 
                                                                   4º 
_____________________4ª____________________ 
                                                                  3º 
_________________3ª________________________ 
                                                                  2º 
____________2ª_____________________________ 
                                                                  1º 
________1ª_________________________________ 

A sonoridade das notas variam de agudo para grave, começando de baixo para cima. 
Veja o exemplo: 
                                                                                             Agudo 
___________________________________0______ 
_________________________0________________ 
________________0_________________________ 
______0___________________________________ 
_0________________________________________ 
                         Grave 
Quando as linhas forem poucas para escrever a notas, aumenta-se as linhas na parte superior do pentagrama e recebe o nome de linhas suplementares superiores e quando são aumentadas na parte de baixo são chamadas de linhas suplementares inferiores. Estas linhas não terão o mesmo tamanho que as demais cinco do pentagrama, mas sim um pequenino tamanho suficiente para escrever o símbolo musical. É colocada apenas a quantidade necessária. 
Veja o exemplo: 
____ 
____ 
____ 
____ 
_________________________________________ 
_________________________________________ 
_________________________________________ 
_________________________________________ 
_________________________________________ 
____ 
____ 
____ 
____ 
Nos espaços e nas linhas se escreve símbolos musicais que se tornam notas quando é colocado uma clave. Cada pentagrama leva uma clave apenas. 
As claves são: 
  • Clave de Sol – é a clave que dá o nome às notas colocadas no pentagrama, partindo na nota Sol, na segunda linha contando de baixo para cima, sempre contando linha uma nota, espaço outra nota, depois linha a nota a seguir e espaço a nota a seguir, e assim sucessivamente. Esta clave é usada para instrumentos com sons agudos, como o violino, o violão, a flauta, etc. 
  • Clave de Dó - é a clave que dá o nome às notas colocadas no pentagrama, partindo na nota Dó, na terceira linha contando de baixo para cima, sempre contando linha uma nota, espaço outra nota, depois linha a nota a seguir e espaço a nota a seguir, e assim sucessivamente. Esta clave é usada para instrumentos com sons médios, como o trombone, a viola, a trompa, etc. 
  • Clave de Fá - é a clave que dá o nome às notas colocadas no pentagrama, partindo na nota Fá, na quarta linha contando de baixo para cima, sempre contando linha uma nota, espaço outra nota, depois linha a nota a seguir e espaço a nota a seguir, e assim sucessivamente. Esta clave é usada para instrumentos com sons graves, como o contrabaixo, o violoncelo, etc. 
  • Clave de Percussão: é a clave usada para instrumentos que não tem uma altura de som certa, daí que cada linha e cada espaço vai representar um instrumento específico. A bateria, os pratos, etc. 
Figuras de tempo – são símbolos musicais que representam ao mesmo tempo as notas e pausas e os seus referidos tempos nos mesmos símbolos. Representam tempo mesmo estando fora do pentagrama, mas só representam notas quando colocadas no pentagrama e o pentagrama estiver com a clave, caso contrário não representam notas. 

Estas figuras têm na sua composição as partes das mesmas que têm seus respetivos nomes. 
Vejamos:
  • Bandeirola - é a parte superior que se parece com um fio encurvado.
  • Haste - como se fosse o pau que sustenta a cabeça e a bandeirola.
  • Cabeça  - é o circulo que fica em baixo ou encima que pode ser preto ou branco/vazio

Para cada uma das figuras musicais (notas), existem um nome e um tempo correspondente, siga: 
  • Máxima – usada na música medieval, tem a duração de trinta e dois tempos (32t) 
  • Longa – música medieval, tem a duração de dezasseis tempos (16t) – metade da máxima. 
  • Breve – pouco utilizado atualmente, tem a duração de oito tempos (8t) – metade da longa. 
  • Semibreve – tem a duração de quatro tempos (4t) – metade da breve. 
  • Mínima – tem a duração de dois tempos (2t) – metade da semibreve. 
  • Semínima – tem a duração de um tempo (1t) – metade da mínima. 
  • Colcheia – tem a duração de um meio de tempo (1/2t) – metade da semínima. 
  • Semicolcheia – tem a duração de um quarto de tempo (1/4t) – metade da colcheia. 
  • Fusa – tem a duração de um oitavo de um oitavo de tempo (1/8t) – metade da semicolcheia. 
  • Semifusa – tem a duração de um dezasseis avos de tempo (1/16t) – metade da fusa. 
Para cada figura musical (pausa), existem um nome e um tempo correspondente, siga: 
  • Pausa de Máxima – usada na música medieval, tem a duração de trinta e dois tempos (32t) 
  • Pausa de Longa – medieval, tem a duração de dezasseis tempos (16t) – metade da máxima. 
  • Pausa de Breve – pouco utlizado, tem a duração de oito tempos (8t) – metade da longa. 
  • Pausa de Semibreve – tem a duração de quatro tempos (4t) – metade da breve. 
  • Pausa de Mínima – tem a duração de dois tempos (2t) – metade da semibreve. 
  • Pausa de Semínima – tem a duração de um tempo (1t) – metade da mínima. 
  • Pausa de Colcheia – tem a duração de um meio de tempo (1/2t) – metade da semínima. 
  • Pausa de Semicolcheia – tem a duração de um quarto de tempo (1/4t) – metade da colcheia. 
  • Pausa de Fusa – tem a duração de um oitavo de um oitavo de tempo (1/8t) – metade da semicolcheia. 
  • Pausa de Semifusa – tem a duração de um dezasseis avos de tempo (1/16t) – metade da fusa. 
Confirma a leitura do seguinte pentagrama: 
Esta pauta: 
  • Possui as cindo linhas e os quatros espaços e também as linhas suplementares inferiores, 
  • Possui a clave de sol dando a todas as notas nomes, possui as figuras musicais (notas), 
  • Possui a Cifra com nota natural e dissonantes (notas em cima C6, C7, Db6/F, F, F7+, F2, F/A), 
  • Possui também dois números 4 um em baixo do outro que indicam o tipo de compasso, 
  • Possui também um símbolo bemol (b) junta mente em cima da terceira linha que é neste caso a nota Si que passa a Sib por causa daquele bemol, e todas as notas que forem Si, passam a Sib, até encontrar uma outra figure que anule esta aplicação geral, 
  • Possui a última coisa que vamos falar que é o Compasso. 
Compasso - é a divisão do pentagrama (o pentagrama está dividido por uma linha reta na vertical entre o C7 e o Bb6/F) em tempos, ritmos, pulso, com figuras e pausas musicais. Repare que esta pauta contém apenas dois compassos simples. Existem vários tipos de compasso: simples, binário, ternário, quaternário, … 

Partitura, por sua vez está ligada à pauta ou pentagrama, mas ela traz as vozes de cada instrumento. E como alguns instrumentos têm extensão maior automaticamente precisam de mais de uma pauta, por isso encontramos nas partituras mais de uma pentagrama e mais de uma clave para poder atender as funcionalidades musicais destes instrumentos como o teclado, o piano, o acordeão, ou outro. 
Veja o exemplo de uma partitura:

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