Acordes dissonantes - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

terça-feira, 12 de maio de 2020

Acordes dissonantes

Estas notas recebem este nome devido à sua desarmonia que causam com as outras notas, mas isto não constitui qualquer mal, pois o som da música é que justifica a sua existência. Assim como temos, notas naturais, notas acidentadas (bemol e substenido) temos as notas dissonantes que apresentam a maior estética e beleza nos dedos do tocador. Para um acorde ser dissonante, deve ser constituída por notas que não deveriam pertencer ao acorde natural (maior, menor, bemol, substenido); 

Vejamos, que a formação de acordes é feita da seguinte forma: 
  • Acorde tríade – possui apenas três notas - Formação tríade de Dó maior (C): C – E – G 
  • Acorde tétrade – possui quatro notas (a forma tríade mais uma nota qualquer) - Formação tétrade de Dó maior com 7ª (C7): C – E – G – Bb 
  • Acorde tétrades acrescentadas – possuem mais de quatro notas (diminutos, sus, etc.) - Formação tétrade acrescentada de Dó maior com 7ª e 9ª (C7/9): C – E – G – D - Bb 
Notas dissonantes: 
Portanto, concluindo, as notas são dissonantes se não seguirem apenas e estritamente a formação de 1º grau – 3º grau e 5º grau, que é a formação padrão dos acordes maiores e se não seguirem a formação de 1º grau – 3º grau menor e 5º grau, que é a formação padrão dos acordes menores. Há um artigo no meu blog sobre a formação de acordes maiores e menores, busque-o aqui mesmo. 

Exemplificando, um acorde dissonante pode ser um acorde formado por tétrades ou tétrades acrescentadas: 
  • C7 – aqui a formação padrão da nota Dó é a seguinte: C – E – G, mas a formação dissonante é: C – E – G – Bb, e como pode ver a 7ª, é a sétima nota a contar a partir de Dó, que é deste modo o Si bemol (Bb). 
  • D9 – aqui a formação padrão da nota Ré é a seguinte: D – F# – A, mas a formação dissonante é: D – F# – A – E, e como pode ver a 9ª, é a nona nota a contar a partir de Ré, que é deste modo o Mi (E). 
  • E6 – aqui a formação padrão da nota Mi é a seguinte: E – G# – B, mas a formação dissonante é: E – G# – B – C#, e como pode ver a 6ª, é a sexta nota a contar a partir de Mi, que é deste modo o Dó substenido (C#). 
  • Fsus4/C – aqui a formação padrão da nota Fá é a seguinte: F – A – C, mas a formação dissonante é: F – A – C – Bb/C, e como pode ver a Sus 4ª, é a quarta nota a contar a partir de Fá, que é deste modo o Si bemol (Bb) e a barra (/) significa que vai fazer um baixo com a outra nota (apenas uma nota e nunca o acorde inteiro de Dó) que é o Dó (C), completando assim a formação final. 
  • Gm6 – aqui a formação padrão da nota Sol menor é a seguinte: G – Bb – D, mas a formação dissonante é: G – Bb – D – E, e como pode ver a 6ª, é a sexta nota a contar a partir de Sol, que é deste modo o Mi (E). 
  • A#sus4/F – aqui a formação padrão da nota Lá substenido é a seguinte: A# – D – F, mas a formação dissonante é: A# – D – F - Eb/F, e como pode ver a Sus 4ª, é a quarta nota a contar a partir de Lá substenido, que é deste modo o Mi bemol (Eb) e a barra (/) significa que vai fazer um baixo com a outra nota (apenas uma nota e nunca o acorde inteiro de Fá), que é o Fá (F), completando assim a formação final. 
  • Bb11+ – aqui a formação padrão da nota Si bemol é a seguinte: Bb – D – F, mas a formação dissonante é: Bb – D – F – E, e como pode ver a 11ª+, é a décima primeira nota aumentada (coloca a nota decima primeira mas substenida, porque o mais significa que esta nota será substenida) a contar a partir de Si bemol, que é deste modo o Mi (E) – Note que a nota 11ª é a mesma que a nota 4ª, porque se iniciar em Si bemol, quando chega em Mi, esta é a 4ª nota depois mais sete notas vai chegar a 11ª, por isso 4ª e 11ª são iguais a diferença está na tonalidade da 11ª que é uma oitava acima. Veja no exemplo: 
Escala maior de Si bemol: 
  • Notas: Bb – C – D – Eb – F – G – A – Bb – C – D – Eb – F – G – A - Bb 
  • Graus: 1º – 2º – 3º – 4º – 5º – 6º – 7º – 8º – 9º –10º – 11º – 12º– 13º–14º – 15º 
Confirma que, a formação segue o padrão, 1º - 3º - 5º graus. E pode contar assim que a 4ª nota é a mesma que a 11ª nota, mas esta última está a oito notas acima, uma oitava. Desta forma se faz com os outros acordes para obter qualquer nota dissonante (acrescentada). 

Quando se depara com a barra (/), ela pode-se significar que o tocador do violão baixo vai tocar aquela nota que está depois da barra, por exemplo: C/E (Dó sobre Mi), o baixo toca apenas o Mi (E) e o violão ou teclado toca apenas o Dó (C) ou pode significar que o baixo toca sim apenas o Mi (E) e o violão ou teclado ou outro instrumento toca todas as notas Dó sobre Mi (C/E), geralmente é esta última que se faz. 

Resumidamente, se acrescentar qualquer nota (bemol, substenida ou natural) ao acorde de tríade, então este acorde é dissonante!

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK