Vejamos, que a formação de acordes é feita da seguinte forma:
- Acorde tríade – possui apenas três notas - Formação tríade de Dó maior (C): C – E – G
- Acorde tétrade – possui quatro notas (a forma tríade mais uma nota qualquer) - Formação tétrade de Dó maior com 7ª (C7): C – E – G – Bb
- Acorde tétrades acrescentadas – possuem mais de quatro notas (diminutos, sus, etc.) - Formação tétrade acrescentada de Dó maior com 7ª e 9ª (C7/9): C – E – G – D - Bb
Notas dissonantes:
Portanto, concluindo, as notas são dissonantes se não seguirem apenas e estritamente a formação de 1º grau – 3º grau e 5º grau, que é a formação padrão dos acordes maiores e se não seguirem a formação de 1º grau – 3º grau menor e 5º grau, que é a formação padrão dos acordes menores. Há um artigo no meu blog sobre a formação de acordes maiores e menores, busque-o aqui mesmo.
Exemplificando, um acorde dissonante pode ser um acorde formado por tétrades ou tétrades acrescentadas:
- C7 – aqui a formação padrão da nota Dó é a seguinte: C – E – G, mas a formação dissonante é: C – E – G – Bb, e como pode ver a 7ª, é a sétima nota a contar a partir de Dó, que é deste modo o Si bemol (Bb).
- D9 – aqui a formação padrão da nota Ré é a seguinte: D – F# – A, mas a formação dissonante é: D – F# – A – E, e como pode ver a 9ª, é a nona nota a contar a partir de Ré, que é deste modo o Mi (E).
- E6 – aqui a formação padrão da nota Mi é a seguinte: E – G# – B, mas a formação dissonante é: E – G# – B – C#, e como pode ver a 6ª, é a sexta nota a contar a partir de Mi, que é deste modo o Dó substenido (C#).
- Fsus4/C – aqui a formação padrão da nota Fá é a seguinte: F – A – C, mas a formação dissonante é: F – A – C – Bb/C, e como pode ver a Sus 4ª, é a quarta nota a contar a partir de Fá, que é deste modo o Si bemol (Bb) e a barra (/) significa que vai fazer um baixo com a outra nota (apenas uma nota e nunca o acorde inteiro de Dó) que é o Dó (C), completando assim a formação final.
- Gm6 – aqui a formação padrão da nota Sol menor é a seguinte: G – Bb – D, mas a formação dissonante é: G – Bb – D – E, e como pode ver a 6ª, é a sexta nota a contar a partir de Sol, que é deste modo o Mi (E).
- A#sus4/F – aqui a formação padrão da nota Lá substenido é a seguinte: A# – D – F, mas a formação dissonante é: A# – D – F - Eb/F, e como pode ver a Sus 4ª, é a quarta nota a contar a partir de Lá substenido, que é deste modo o Mi bemol (Eb) e a barra (/) significa que vai fazer um baixo com a outra nota (apenas uma nota e nunca o acorde inteiro de Fá), que é o Fá (F), completando assim a formação final.
- Bb11+ – aqui a formação padrão da nota Si bemol é a seguinte: Bb – D – F, mas a formação dissonante é: Bb – D – F – E, e como pode ver a 11ª+, é a décima primeira nota aumentada (coloca a nota decima primeira mas substenida, porque o mais significa que esta nota será substenida) a contar a partir de Si bemol, que é deste modo o Mi (E) – Note que a nota 11ª é a mesma que a nota 4ª, porque se iniciar em Si bemol, quando chega em Mi, esta é a 4ª nota depois mais sete notas vai chegar a 11ª, por isso 4ª e 11ª são iguais a diferença está na tonalidade da 11ª que é uma oitava acima. Veja no exemplo:
Escala maior de Si bemol:
- Notas: Bb – C – D – Eb – F – G – A – Bb – C – D – Eb – F – G – A - Bb
- Graus: 1º – 2º – 3º – 4º – 5º – 6º – 7º – 8º – 9º –10º – 11º – 12º– 13º–14º – 15º
Confirma que, a formação segue o padrão, 1º - 3º - 5º graus. E pode contar assim que a 4ª nota é a mesma que a 11ª nota, mas esta última está a oito notas acima, uma oitava. Desta forma se faz com os outros acordes para obter qualquer nota dissonante (acrescentada).
Quando se depara com a barra (/), ela pode-se significar que o tocador do violão baixo vai tocar aquela nota que está depois da barra, por exemplo: C/E (Dó sobre Mi), o baixo toca apenas o Mi (E) e o violão ou teclado toca apenas o Dó (C) ou pode significar que o baixo toca sim apenas o Mi (E) e o violão ou teclado ou outro instrumento toca todas as notas Dó sobre Mi (C/E), geralmente é esta última que se faz.
Resumidamente, se acrescentar qualquer nota (bemol, substenida ou natural) ao acorde de tríade, então este acorde é dissonante!