O violao, terá surgido para fins sentimentais de expressão cultural dos povos da atual Turquia nos anos 1.000 antes de Cristo. Povos hititas e Assírios, provavelmente criaram instrumentos semelhantes ao violao que posteriormente foram modificadas durante com o tempo até serem o que são hoje.
O violao possui as seguintes partes, como pode notar na imagem:
Vejamos:
- A caixa-de-ressonância do violão é feita de madeira e por dentro possui barras de madeira para garantir mais fora e suporte do cavalete.
- O cavalete do violão é feito de madeira e está colada ao tampo e suporta as cordas através de um rastilho que prende as cordas dentro dos buracos individuais.
- Os rastilhos do violão são pequenos pedaços de material como fibra ou osso, de forma cónica que se encostam às cordas prendendo-as dentro dos buracos feitos no cavalete.
- A pestana do violão possivelmente é feita do mesmo material que o rastilho e serve para levantar as cordas de modo que não tocam nas trastes.
- As trastes do violão são feitas de metal e mede o distanciamento entra as escalas/casas de modo a garantir a delimitação adequada da altura dos sons de cada casa.
- As cordas do violão podem ser de vários materiais, mas os mais comuns são as cordas de aço e as de nylon. Elas não são linhas de pescar e as alinhas de pescar não tem consistência nem sonoridade para instrumentos de cordas. Elas são fixadas pelos rastilhos dentro dos buracos nas cavaletes e nesta extremidade possuem uma argola de metal circular que são amarradas a elas para que possam ficar prendidas pelos rastilhos e não na outra extremidade da cabeça do violão as cordas são enroladas nas barras cilíndricas das tarraxas de modo que consigam ser esticadas durante a afinação.
- As tarraxas do violão são feitas de material plástico ou metal. Elas são fixadas nas barras cilíndricas em que as cordas se enrolam e quando se rolam as tarraxas as cordas vão se enrolando nas barras, subindo o som durante a afinação.
- A cabeça do violão é separada do braço, porem de madeira e fixado ao braço e assegura todas as tarraxas a as cordas. Deve-se ter muito cuidado para que se o violão cair não bata a cabeça no chão porque esta é a parte mais sensível do violão.
- O braço do violão é de madeira e está separado da caixa-de-ressonância mas a ela se fixa colado. Ele carrega os trastes e nele se fazem as casas bem como por ele passam todas as cordas do violão. Nele estão em alguns violões as marcas das casas.
- Se for um violão semiacústico, possui uma máquina de regulação de som (volume e equalizador e afinador).
Como pode notar o violao é um instrumento de três mil anos de idade, com modificações diversas e variadas, que deu origem a diversos instrumentos fazendo parte desta família de cordas e madeira. Por ser um instrumento de madeira, precisa-se ter muito cuidado e atenção com ele. Há um artigo no blog sobre os cuidados a ter com o violao, consulte-o. Faça bom uso e tenha muito cuidado com este instrumento amigo do homem!