Afinação do Violão - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Afinação do Violão

violão, para ser tocado deve ser afinado. Afinação quer dizer colocar as cordas numa altura de som que entre si conseguem combinar os sons das cordas quando se fazem as notas, mas é importante também saber que as notas podem ser feitas seguindo a afinação padrão ou podem ser feitas com afinação personalizada isto é tem que alterar a forma de fazer as notas, já que personalizou a afinação vai ter que personalizar a posição dos dedos também.

Vamos ver três formas de afinar o seu violão:
  • Afinação por ouvido
  • Afinação com outro instrumento
  • Afinação com aparelho afinador
No violão as cordas estão dispostas de baixo para cima, sendo que cada corda apesar de ter seu nome, este nome é também uma altura de som que tem que chegar quando for afiná-la. 

Veja a ordem das cordas contando de baixo para cima:
  • Primeira corda é Mi agudo (E),
  • Segunda corda é Si (B),
  • Terceira corda é Sol (G),
  • Quarta corda é Ré (D),
  • Quinta corda é Lá (A),
  • Sexta corda é Mi grave (E).
Ao afinar as cordas, lembre-se que tiver um afinador não precisa preocupar com a altura certa das cordas ao subi-las, mas se não tiver você é quem decidi a altura da primeira corda e a partir dela vai subindo as restantes cinco que faltam, já que são seis cordas, não e? Sim.

Regras para a afinação por ouvido:
  • A primeira corda você sobe-a até achar que tem um peso normal e um som numa boa altura. Nunca suba esta corda demais, porque as outras vão subir ainda mais e isto pode fazer com que elas se arrebentam. Lembre-se também que se subir demais as cordas o cavalete que sustenta as cordas está fixado colado na tampa do seu violão e com muito esforço do esticar das cordas vai com certeza danificar.
  • Na segunda corda você coloca o seu dedo indicador da mão esquerda na quinta (5ª) casa/escala e pressiona a corda enquanto sobe-a. Ao mesmo tempo que pressiona a corda vai tocar com a mão direita a primeira corda e esta segunda (que está pressionada na quinta casa) até derem o mesmo som. Ou seja esta quinta casa vai dar o som Mi da primeira corda. Isto, você faz experimentando o som e subindo a corda depois experimentando o som e subindo a corda até chegar nesta altura de Mi.
  • Na terceira corda você segue o mesmo procedimento que na segunda só que aqui você coloca o dedo na quarta (4ª) casa e experimenta o som desta terceira corda com o som da segunda corda. Quer dizer que é a corda onde está com a corda imediatamente inferior, esta terceira corda vai dar-lhe o som da segunda corda que é a corda Si.
  • Na quarta corda você segue de novo o mesmo procedimento, mas volta a colocar o dedo na quinta (5ª) casa e compara o som com a terceira corda até se afinarem. Lembre-se que tem que ter o mesmo som e a comparação deve ser feita devagar e subindo ou descendo a corda até chegar na altura da terceira corda dando o som Sol.
  • Na quinta corda você segue o mesmo procedimento que na quarta até as duas cordas derem o mesmo som. Esta quinta corda você coloca também o dedo na quinta (5ª) e sobe ou desce a corda consoante a necessidade até chegar no som da corda anterior, Ré.
  • Nesta sexta e última corda você segue o mesmo procedimento, segurando a corda Mi grave na quinta casa e batendo nas duas cordas, ela e a corda anterior Lá até se afinarem. 
Como pode notar dá mais trabalho precisa ouvir todo o processo e caso subir demais as cordas é só descer. Faça isso devagar e num lugar sem ruído para que ouça bem a igualdade dos sons e no final confira fazendo a mesma coisa só para confirmar se ficou igual ajustando as cordas que não ficaram. 

As seis cordas estão divididas em dois grupos:
  • As três primeiras cordas (Mi agudo, Si, Sol) contando de baixo para cima são chamadas de primas
  • As três últimas cordas (Ré, Lá, Mi grave) são chamadas de baixo ou bordões e são elas que utilizamos para fazer o baixo quando tocamos notas dissonantes que possuem baixo (E/G#).
Regras para a afinação com outro instrumento:
  • Para afinar a primeira corda do seu violão, caso tenha um teclado digital que já vem afinado, então você procura nu teclado onde está a nota Mi, lá quase para o final o final do teclado e bate o som com o som do violão e vai batendo no teclado e tocando no violão apenas esta primeira corda enquanto sobe a corda até chegar ao som igual ao do teclado, fazendo assim significa que a corda está afinada com o teclado.
  • Para afinar as outras cordas (Si, Sol, Ré, Lá, Mi grave) você faz a mesma coisa que fez na primeira encontrando as teclas das notas (Si, Sol, Ré, Lá, Mi grave) e compara enquanto sobe a corda, os sons até se igualarem. E no final terá seu violão afinado.
Nota: a procura das notas no teclado acontece de forma descendente. Quando encontra o Mi, desce (vem da direita para a esquerda do teclado) até encontrar o Si, depois quando este estiver afinado desce até encontrar o Sol, depois o Ré, o Lá e finalmente o Mi grave que será um som mais grosso de Mi no seu teclado.

Regras para a afinação com um aparelho afinador eletrónico que pode digital (software) ou não:
  • Para afinar as cordas primeiramente você deve entender o aparelho como funciona.
  • Se não digital tem que esta ligado à corrente elétrica ou tem que ter uma bateria ou pilha para funcionar.
  • Há violão semiacústico que traz uma máquina de regulação de som e possui um afinador.
  • Para afinar a primeira corda é só abrir o aparelho e este começa a funcionar depois começa a tocar e a subir a primeira corda enquanto o ponteiro ou o número do afinador vai subindo quando você sobe a corda e vai descendo quando você desce a corda, faz isso até chegar na altura da primeira corda, no som Mi. O seu aparelho vai mostrar provavelmente a letra E (esta letra é a notação anglo-saxónica que se chama cifra, em que cada nota corresponde a uma das seis primeiras letras do alfabeto: A (nota Lá), B (nota Si), C (nota Dó), D (nota Ré, E (nota Mi), F (nota Fá), G (nota Sol)). Por isso como a primeira corda deve chegar no som Mi (E), quando estiver afinada esta primeira corda você verá a letra E aparecendo da cor verde.
  • Às outras cordas restantes, serão feitas o mesmo procedimento do início ao fim o seu aparelho vai mostrando para cada corda a letra correspondente (corda Si letra B, corda Sol letra G, corda Ré letra D, corda Lá letra A e corda Mi grave letra E).
Nota: alguns aparelhos mostram a cor verde quando a corda estiver afinada ou outros que têm ponteiros podem mostrar numero zero quando o ponteiro bate ao meio e está afinado. Caso outros tiverem outras funcionalidades de afinação e só aprende-las e praticá-las. Use seus olhos e ouvidos aguçadamente para que mesmo com um aparelho a afinação ocorra com perfeição, afinal até os aparelhos falham!

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK