3ª Aula
Pode notar das imagens abaixo estas ferramentas de extrema importância em certas práticas relacionadas às batidas, produção sonora, mudança de tonalidade, entre outros interesses e outras funções possíveis:
CAPOTRASTE – capo (abreviado, que significa "cabeça do braço" em italiano), capotraste, braçadeira, trastejador ou "pestana fixa" é um dispositivo usado para encurtar as cordas e assim tornar as notas ocadas mais agudas, em instrumentos de cordas como guitarra, violão, bandolim ou banjo.
SLIDE - Bottleneck, é uma forma de tocar guitarra, em que se utiliza no dedo médio, anular, mínimo ou indicador, um pequeno tubo oco cilíndrico, feito de metal, vidro ou cerâmica. O objetivo é alterar o tom em que se toca, deslizando esse tubo pelas cordas da guitarra.
PALHETA E DEDEIRA - Objeto de formato vago, utilizado para pinçar as cordas. Feitos de: casco de tartaruga, plástico e metal. Existe o plectro que é comum na execução do violão de sete cordas no âmbito do Choro e Samba.
AFINADOR – é um dispositivo usado por músicos para detetar a altura das notas tocadas em instrumentos musicais, e assim afinar seu instrumento. Geralmente são utilizados por instrumentos de cordas, mas também são utilizados por luthier para afinação de outros instrumentos como piano, gaita e flauta. Os modelos mais simples usam luzes LED ou ponteiros para indicar aproximadamente se a altura da nota tocada está abaixo, acima ou igual ao desejado. Eles podem detetar somente uma altura (geralmente A ou E), ou uma quantidade restrita, como as seis cordas da afinação padrão do violão (E, A, D, G, B, E). Em contrapartida, modelos mais complexos indicam mais precisamente a diferença entre a nota tocada e a altura desejada. Eles oferecem afinação cromática, que permite afinar todas as doze notas da escala.
PEDAL DE SOM - equipamento eletrônico usado para alterar o som natural de uma guitarra elétrica, durante concertos ao vivo ou no estúdio. Existem de Distorção, Overdrive, Wah-wah, Reverb, Delay, … Ficam no chão próximos ao músico e conectados diretamente ao instrumento, acionados pelo pé no interruptor. A maioria acompanham as suas próprias fontes elétricas e cabos de força.
Baixe a terceira aula em formato JPEG aqui.