O slap, slapping ou popping é uma técnica de produzir sons de percussão batendo as cordas contra o braço do baixo, ela envolve a parte óssea do polegar puxando uma corda até que ela se desencaixe do braço batendo nela fortemente de modo que ela encoste no braço do seu baixo. Ela também se refere à uma versão do pizzicato no violino, deste modo cria um som muito percussivo pela batida dos dedos.
Você deve saber que o polegar é chamado de Thumb e é escrito na tablatura com a ”T”. Não se esqueça que se está a falar de técnicas de tocar o baixo com mais do que um dedo apenas, pelo menos, com dois dedos.
Veja que ao bater na corda com o lado ósseo do dedo e ao meio do polegar, se permite que a corda vibre e entre em contato com os trastes de metal. Portanto deve seguir esta orientação, se estiver tocando um baixo de 4 cordas caso não for, então o polegar toca as cordas mais grossas (notas mais graves) e o indicador e o médio as menos grossas (notas mais agudas):
- Você usa o polegar para tocar as cordas E e A para mais perto da base do pescoço do violão.
- Você usa o indicador ou o médio para puxar e tirar as cordas D e G do corpo do baixo, de modo que elas se afastem e saltem no braço do baixo novamente ao vibrarem pela força do puxão.
- Você toca as notas rápida e alternadamente durante o Slap de modo que se ouça o slap.
- Você pode fazer o Slap com as notas mortas ou fantasmas para ouvir o som da percussão.
Veja as imagens demonstrativas abaixo e bom exercício!