- Se toca numa escala maior, pode emprestar graus deste acorde na sua escala menor (menor harmónica, menor melódica, menor natural) ou no modo grego;
- No campo harmónico menor harmónico você pode emprestar o quinto grau com sétima (V7);
- No campo harmónico menor melódico você pode emprestar o segundo grau com sétima (II7), o quinto grau com sétima (V7) e o sétimo grau diminuto (VIIm7(b5)).
Todos os acordes que forem QUARTO DO QUARTO grau do acorde principal (tónica) servem para substituir o quinto grau do acorde da tónica;
- Este acorde (empréstimo modal) está a um tom abaixo da tónica, ou seja é a sétima menor da tónica;
- Ele pode substituir o quarto ou o segundo grau (com sétima menor, com nona, etc.);
- Música em Dó maior (tónica), você substitui a Sol maior (quinto grau) pelo Si bemol (quarto grau de fá que é o quarto grau de Dó – quarto do quarto – empréstimo modal);
- Música em Mi maior (tónica), você substitui o Si maior (quinto grau) pelo Ré (quarto do quarto – empréstimo modal).
- Dó maior (C) = C-E-G;. Lá menor (A) = A-C-E; Mi menor = E-G-B. Se vê que as “’LÁ e MI, possuem na sua formação, 2 outras notas do acorde de Dó maior.
ISTO QUER DIZER QUE SÃO RELATIVAS, CONQUANTO :
- Que o 6º grau do acorde de Dó é Lá menor, por isso é Relativa.
- Que o 3º grau do acorde de Dó é Mi menor, por isso é Antirrelativa.
CONCLUÍMOS ENTÃO, QUE UMA:
- ANTIRRELATIVA, é sempre o terceiro (3º) grau de uma escala maior e fica a dois tons (quatro meios-tons acima) da nota principal.
CONSEQUENTEMENTE, PARA QUALQUER NOTA MAIOR, o 6º grau que é a sua relativa e o 3º grau que é a sua Antirrelativa.