AFINADORES e DIAPASÕES Afinam A em 440Hz, que é a nota Lá que se encontra acima do Dó central no teclado e estas 440 Hz são 440 vibrações por segundo. Antigamente a altura variou muito de região em região, por isso há órgãos nas igrejas antigas, que não se adaptaram a essa afinação. Orquestras tocam mais agudo, entre 442-446 Hz. É norma não lei, portanto o músico pode personalizar a sua afinação.
A AFINAÇÃO corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro (embora provavelmente de timbre diferente), por comparação. É, assim, classificado qualitativamente como bom ou mau (boa afinação/má afinação).
A comparação pode ser entre uníssonos ou com intervalos vários.
A AFINAÇÃO PODE PROCESSAR-SE DESTA MANEIRA:
- Aumentando ou diminuindo a tensão das cordas, nos instrumentos de cordas;
A AFINAÇÃO POR OUVIDO DEVE SER FEITA DA SEGUINTE FORMA:
- A 1ª corda (de baixo para cima) Mi (E) Agudo, o tocador sobe-a até uma altura considerável e tenta sentir o peso da corda com o dedo para avaliar a tensão.
- A 2ª corda é afinada em comparação com a 1ª, onde o tocador põe o dedo indicador (mão esquerda) pressionada na 5ª casa e estica a corda comparando o som com a 1ª corda até serem iguais. Assim, as duas (1ª e 2ª) cordas afinam-se.
- A 3ª corda é afinada em comparação com a 2ª, onde o tocador põe o dedo indicador (mão esquerda) pressionada na 4ª casa e estica a corda comparando o som com a 2ª corda até serem iguais. Assim, as duas (3ª e 2ª) cordas afinam-se.
- A 4ª corda é afinada em comparação com a 3ª, onde o tocador põe o dedo indicador (mão esquerda) pressionada na 5ª casa e estica a corda comparando o som com a 3ª corda até serem iguais. Assim, as duas (4ª e 3ª) cordas afinam-se.
- A 5ª corda é afinada em comparação com a 4ª, onde o tocador põe o dedo indicador (mão esquerda) pressionada na 5ª casa e estica a corda comparando o som com a 4ª corda até serem iguais. Assim, as duas (5ª e 4ª) cordas afinam-se.
- A 6ª corda é afinada em comparação com a 5ª, onde o tocador põe o dedo indicador (mão esquerda) pressionada na 5ª casa e estica a corda comparando o som com a 5ª corda até serem iguais, Assim, as duas (6ª e 5ª) cordas afinam-se.
Quando as cordas são tocadas sem se apertar nenhuma casa, o som que deve sair é o som referente a um acorde de Ré maior. Isto simplifica a vida de quem toca nesta afinação que, por exemplo, para fazer um acorde maior, só precisa usar um dedo.
(Esta afinação é um exemplo de que o músico pode personalizar a sua afinação, sem ter que afinar de acordo com a afinação padrão).