Empréstimo modal - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Empréstimo modal

Agora vamos falar de “empréstimo”. Empréstimo, como todos sabem, significa é uma dada sem destinação definitiva, isto é, deve ser devolvido. É uma cedência com a condição de restituição. Portanto, é o mesmo significado que possui neste sentido musical. 

Os acordes de Empréstimo Modal, originam da Escala Modal. São acordes que aparecem na música e desaparecem, e são chamados de “acordes passageiros”, eles não têm nenhuma força para mudara o tom da música por isso não deve-se confundir com modulação, que é a mudança de tonalidade de uma música. 

Um acorde de Empréstimo Modal, seria um acorde, recebido que será devolvido ou não pertence ao grupo da harmonia tonal. Então, entendemos que este acorde pertence a outra harmonia, mas pode ser utilizado em situação que pode substituir outra. Foi emprestado no outro modo (grego ou harmónico) e por isso recebe o nome de acorde de empréstimo modal. 

Se vier do modo harmónico é classificado de: 
  • Acorde de empréstimo modal harmónico. 
Os acordes de empréstimo modal, são importantes, pois servem: 
  • Na improvisação, 
  • Na beleza musical, 
  • Na composição musical, 
  • Na mudança de melodia, 
Vamos ver alguns exemplos de acordes de empréstimo modal: 
  • Na escala maior de Dó existem estas notas: Dó maior, Ré menor, Mi menor, Fá maior, Sol maior, Lá menor, Si diminuto. Ao tocar uma música se você encontrar a nota Si bemol, você reconhece que esta nota não pertence à escala maior de Dó, mas sim de Dó menor, por isso o Si bemol é um acorde de empréstimo modal, para Dó maior. 
  • Na escala maior de Lá existem estas notas: Lá maior, Si menor, Dó substenido menor, Ré maior, Mi maior, Fá substenido menor, Sol substenido diminuto. Ao tocar uma música se você encontrar a nota Ré menor, você reconhece que esta nota não pertence à escala maior de Lá, mas sim de Lá menor, por isso o Ré menor é um acorde de empréstimo modal, para Lá maior. 
  • Na escala maior de Ré existem estas notas: Ré maior, Mi menor, Fá substenido menor, Sol maior, Lá maior, Si menor, Dó substenido diminuto. Ao tocar uma música se você encontrar a nota Dó, você reconhece que esta nota não pertence à escala maior de Ré, mas sim de Ré menor, por isso o Si bemol é um acorde de empréstimo modal, para Ré maior. 
Acorde empréstimo modal é também chamado de: quarto do quarto. Ou seja, pegando na escala maior de Dó, temos o quarto grau que é o Fá, e o quarto grau da escala maior do Fá é Si bemol. Logo, Si bemol é um acorde de empréstimo modal de Dó. Mas você deve lembrar que o Si bemol, não pertence à escala maior de Dó, pois se pertencesse não seria um empréstimo modal, obviamente. 
  • Naturalmente, você já reparou que para fazer um empréstimo modal você precisa de conhecer a escala do acorde que você está tocando, para poder saber quais as possíveis opções de empréstimo modal. 
De uma forma simplificada, os acordes de empréstimos modal possuem a mesma tónica, ou seja você tem uma nota que pertence ao acorde de Dó maior, ela pode ser utilizada no acorde de Dó menor, pois o Dó é a tónica para ambas. 
  • Se você esta tocando numa escala maior, pode emprestar graus em deste acorde na sua escala menor (menor harmónica, menor melódica, menor natural) ou no modo grego; 
  • No campo harmónico menor harmónico você pode emprestar o quinto grau com sétima (V7); 
  • No campo harmónico menor melódico você pode emprestar o segundo grau com sétima (II7); no quinto grau com sétima (V7) e no sétimo grau diminuto (VIIm7(b5)). 
Bónus: 
Empréstimo modal é também chamado de quarto do quarto: todos os acordes que forem quarto do quarto grau do acorde principal (tónica) servem para substituir o quinto grau do acorde da tónica; 
  1. Este acorde está a um tom abaixo da tónica, ou seja é a sétima menor da tónica; 
  2. Ele pode substituir o quarto ou o segundo grau (com sétima menor, com nona, etc.); 
  3. Música em Dó maior (tónica), você substitui a Sol maior (quinto grau) pelo Si bemol (quarto grau de fá que é o quarto grau de Dó – quarto do quarto – empréstimo modal); 
  4. Música em Mi maior (tónica), você substitui o Si maior (quinto grau) pelo Ré (quarto do quarto – empréstimo modal). 
As notas de cada escala maior, que pertencem ao 2º grau, 4º grau e 5º grau, podem ser substituídos pelas do empréstimo modal, acrescentadas de sétima menor, sétima maior, sexta, nona, etc. isto pode não acontecer e soar bem para todas as músicas, mas é a regra. Experimente e seja criativo.

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK