Campo harmónico menor melódico - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

domingo, 24 de maio de 2020

Campo harmónico menor melódico

Quando se fala campo harmónico, está-se a referir a um grupo de notas/acordes que se organizam numa delimitada escala musical, a saber Escala maior e Escala menor (harmónica e melódica) e por sua denominação estão relacionadas com a tonalidade de cada escala. 

Relativamente à Escala Menor melódica, os acordes se encontram escalados em graus. Os graus estão enumerados por ordem, através de números ordinais, do primeiro ao sétimo. 

Desta maneira, na escala menor melódica de Lá temos os graus e as notas correspondentes: 
  • 1º Grau: Lá menor 
  • 2º Grau: Si menor 
  • 3º Grau: Dó aumentado 
  • 4º Grau: Ré maior 
  • 5º Grau: Mi maior 
  • 6º Grau: Fá substenido diminuto (na sua formação não tem a formação nem de acorde maior nem menor) 
  • 7º Grau: Sol substenido diminuto (na sua formação não tem a formação nem de acorde maior nem menor) 
De uma forma detalhada temos: 
  • 1º Grau e 2º grau, são menores
  • 3º Grau é aumentado
  • 4º Grau e 5º grau são maiores
  • 6º Grau e 7º grau são diminutos
Estes graus, exercem suas funções tonais e harmónicas dentro de uma determinada progressão de maneira instável ou estável apresentando sentimentos variados durante seu uso. São as seguintes funções: 
  • 1º Grau, Tónica 
  • 2º Grau, não possui função tonal mas modal. 
  • 3º Grau, Tónica 
  • 4º Grau, Tónica 
  • 5º Grau, Dominante 
  • 6º Grau, Tónica 
  • 7º Grau, Dominante 
Utilizando a escala harmónica menor melódica de Lá, encontramos as seguintes notas exercendo as funções tonais e harmónicas respetivas: 
  • 1º Grau: Lá menor, Tónica 
  • 2º Grau: Si menor, não possui função tonal. 
  • 3º Grau: Dó aumentado, Tónica 
  • 4º Grau: Ré maior, Tónica 
  • 5º Grau: Mi maior, Dominante 
  • 6º Grau: Fá substenido diminuto, Tónica 
  • 7º Grau: Sol substenido diminuto, Dominante 
Aí, você pode perguntar e como vou saber a Escala harmónica menor melódica das outras notas? Portanto desde que o campo harmónico for menor melódico, seguem a seguinte estrutura: 
  • 1º Do 1º grau ao 2º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 2º Do 2º grau ao 3º grau, existe um intervalo de um (1) meio-tom. 
  • 3º Do 3º grau ao 4º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 4º Do 4º grau ao 5º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 5º Do 5º grau ao 6º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 6º Do 6º grau ao 7º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 7º Do 7º grau ao 8º grau (que é o 1º grau), existe um intervalo de um (1) meio-tom. 
Facilitando: 
  • I Grau: Tónica, menor (sétima menor) /sexta; 
  • II Grau: não possui função tonal; 
  • III Grau: Tónica, sétima maior (quinta substenido); 
  • IV Grau: Tónica, sétima; 
  • V Grau: Dominante, sétima; 
  • VI Grau: Tónica, substenido diminuto; 
  • VII Grau: Dominante, substenido diminuto. 
Naturalmente cada grau do campo harmónico menor melódico, teria que possuir um conjunto de notas próprias que servem como regiões de deslocações, quando estiver a tocar em algum deles. 

Por isso, nas notas em bemol, temos: 
  • Lá menor: Lá menor; Si menor; Dó aumentado; Ré; Mi; Fá substenido diminuto; Sol substenido diminuto; Lá menor; 
  • Ré menor: Ré menor; Mi menor; Fá aumentado; Sol; Lá; Si diminuto; Dó substenido diminuto; Ré menor; 
  • Sol menor: Sol menor; Lá menor; Si aumentado; Dó; Ré; Mi diminuto; Fá substenido diminuto; Sol menor; 
  • Dó menor: Dó menor; Ré menor; Mi aumentado; Fá; Sol; Lá diminuto; Si diminuto; Dó menor; 
  • Fá menor: Fá menor; Sol menor; Lá aumentado; Si bemol; Dó; Ré diminuto; Mi diminuto; Fá menor; 
  • Si bemol menor: Si bemol menor; Dó menor; Ré bemol aumentado; Mi bemol; Fá; Sol diminuto; Lá diminuto; Si bemol menor; 
  • Mi bemol menor: Mi bemol menor; Fá menor; Sol bemol aumentado; Lá bemol; Dó diminuto; Ré diminuto; Mi bemol menor; 
  • Lá bemol menor: Lá bemol menor; Si bemol menor; Do bemol aumentado; Ré bemol; Fá diminuto; Sol diminuto; Lá bemol menor. 
Por isso, nas notas em substenido, temos: 
  • Lá menor: Lá menor; Si menor; Dó aumentado; Ré; Mi; Fá substenido diminuto; Sol substenido diminuto; Lá menor; 
  • Mi menor: Mi menor; Fá substenido menor; Sol aumentado; Lá; Si; Dó substenido diminuto; Ré substenido diminuto; Mi menor; 
  • Si menor: Si menor; Dó substenido menor; Ré aumentado; Mi; Fá substenido; Sol substenido diminuto; Lá substenido diminuto; Si menor; 
  • Fá substenido menor: Fá substenido menor; Sol substenido menor; Lá aumentado; Si; Dó substenido; Ré substenido diminuto; Mi substenido diminuto; Fá substenido menor; 
  • Dó substenido menor: Dó substenido menor; Ré substenido menor; Mi aumentado; Fá substenido; Sol substenido; Lá substenido diminuto; Si substenido diminuto; Dó substenido menor; 
  • Sol substenido menor: Sol substenido menor; Lá substenido menor; Si aumentado; Dó substenido; Ré substenido; Mi substenido diminuto; Fá substenido diminuto; Sol substenido menor; 
  • Ré substenido menor: Ré substenido menor; Mi substenido menor; Fá substenido aumentado; Sol substenido; Lá substenido; Si substenido diminuto; Dó substenido diminuto; Ré substenido menor; 
  • Lá substenido menor: Lá substenido menor; Si substenido menor; Dó substenido aumentado; Ré substenido; Mi substenido; Fá substenido diminuto; Sol substenido diminuto; Lá substenido menor.

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK