Campo harmónico maior - MUSIC MAESTRY
Últimos Artigos
Carregando...

domingo, 24 de maio de 2020

Campo harmónico maior

Você já encontrou dificuldades em fazer solo no violão, porque quando vai colocar dedo numa casa não é o som que você precisa e quando vai noutra casa, também não é o som, e ai você fica vagando nas casas até encontrar o som que precisa? Pois é, isto também acontece no teclado ou no braço de outros instrumentos, e a razão é que você precisa conhecer o Campo Harmónico, para saber qual casa pertence à tonalidade que você está tocando e assim fica mais fácil encontrar as casas certas. 

Relativamente à Escala Maior, os acordes se encontram escalados em graus. Os graus estão enumerados por ordem, através de números ordinais, do primeiro ao sétimo. 

Desta maneira, na escala maior de Dó temos os graus e as notas correspondentes: 
  • 1º. Grau: Dó maior 
  • 2º. Grau: Ré menor 
  • 3º. Grau: Mi menor 
  • 4º. Grau: Fá maior 
  • 5º. Grau: Sol maior 
  • 6º. Grau: Lá menor 
  • 7º. Grau: Si diminuto 
De uma forma detalhada temos: 
  • 1º Grau, 4º grau e 5º grau, são maiores
  • 2º Grau, 3º grau e 6º grau são menores
  • 7º Grau é diminuto (grau que apresenta uma formação de acorde que não é nem menor nem maior). 
Estes graus, exercem suas funções tonais e harmónicas dentro de uma determinada progressão de maneira instável ou estável apresentando sentimentos variados durante seu uso. São as seguintes funções: 
  • 1º. Grau, Tónico 
  • 2º. Grau, Supertónico 
  • 3º. Grau, Terça 
  • 4º. Grau, Quarta ou subdominante 
  • 5º. Grau, Quinta justa 
  • 6º. Grau, Sexta ou superdominante 
  • 7º. Grau, Sétima ou sensível 
Utilizando a escala maior de Ré, encontramos as seguintes notas exercendo as funções tonais e harmónicas respetivas: 
  • 1º. Grau, Ré (D) – Primeiro grau, Tónico 
  • 2º. Grau, Mi (E) – Segundo grau, Supertónico 
  • 3º. Grau, Fá Substenido (F#) – Terceiro grau, Terça 
  • 4º. Grau, Sol (G) – Quarto grau, Quarta ou subdominante 
  • 5º. Grau, Lá (A) – Quinto grau, Quinta justa 
  • 6º. Grau, Si (B) – Sexto grau, Sexta ou superdominante 
  • 7º. Grau, Dó Substenido (D#) – Sétimo grau, Sétima ou sensível 
Aí, você pode perguntar e como vou saber a Escala maior das outras notas maiores, substenidas e bemóis? Portanto desde que o campo harmónico for maior, as notas devem ser maiores (Dó maior, Ré maior, Mi maior, Fá maior, Sol maior, Lá maior, Si maior, …), sejam bemóis ou substenidas, seguem a seguinte estrutura: 
  • 1º. Do 1º grau ao 2º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 2º. Do 2º grau ao 3º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 3º. Do 3º grau ao 4º grau, existe um intervalo de um (1) meio-tom; 
  • 4º. Do 4º grau ao 5º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 5º. Do 5º grau ao 6º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 6º. Do 6º grau ao 7º grau, existe um intervalo de dois (2) meios-tons, ou seja, um (1) tom; 
  • 7º. Do 7º grau ao 8º grau (que é o 1º grau), existe um intervalo de um (1) meio-tom. 
Facilitando, as notas/acordes/graus, ficam referenciados em número romanos e com uso de sétima (maior ou menor) juntamente com os graus: 
  • I Grau maior, com sétima maior (I7M); 
  • II Grau menor, com sétima menor (IIm7); 
  • III Grau menor, com sétima menor (IIIm7); 
  • IV Grau maior, com sétima maior (IV7M); 
  • V Grau maior, com sétima (V7); 
  • VI Grau menor, com sétima menor (VIm7); 
  • VII Grau diminuto, com sétima menor (VII°7 – ou desta maneira VIIm7(b5)); 
Naturalmente cada grau do campo harmónico maior teria que possuir um conjunto de notas próprias que servem como regiões de deslocações, quando estiver a tocar em algum deles, por isso, nas notas naturais (de Dó a Si), temos: 
  • : Lá sétima; Ré menor, Sol sétima, Sol menor, Dó Sétima, Fá, Fá menor, Mi menor. 
  • : Si sétima; Mi menor, Lá sétima, Lá menor, Ré Sétima, Sol, Sol menor, Fá substenido menor. 
  • Mi: Dó substenido sétima; Fá substenido menor, Mi sétima, Si menor, Mi Sétima, Lá, Lá menor, Sol substenido menor. 
  • : Ré sétima; Sol menor, Dó sétima, Dó menor, Fá Sétima, Si, Si bemol menor, Lá menor. 
  • Sol: Mi sétima; Lá menor, Ré sétima, Ré menor, Sol Sétima, Dó, Dó menor, Si menor. 
  • : Fá sétima; Si menor, Mi sétima, Mi menor, Lá Sétima, Ré, Ré menor, Dó menor. 
  • Si: Sol sétima; Dó substenido menor, Fá substenido sétima, Fá sétima menor, Si Sétima, Mi, Mi menor, Ré menor. 
Quando se fala campo harmónico, está-se a referir a um grupo de notas/acordes que se organizam numa delimitada escala musical, a saber Escala maior e Escala menor (harmónica e melódica) e por sua denominação estão relacionadas com a tonalidade de cada escala.

Share with your friends

Add your opinion
Disqus comments
Notificações
Aperte OK para confirmar o recebimento de notificações de artigos do Blog.
OK